História do Dia

  • 11 de Janeiro

BABEL E A CONFUSÃO DE LÍNGUAS

Gênesis 11

 

    Noé e seus filhos obedeceram ao mandamento de Deus e tiveram muitos filhos e filhas. Algum tempo depois a Terra estava povoada novamente.

    Alguns desses descendentes eram prudentes e obedeciam a Deus, mas outros resolveram construir uma cidade que tinha uma torre enorme. Eles queriam que a torre tocasse os céus.

    Deus se entristeceu, pois não gostou nada do plano daquelas pessoas. Elas queriam seguir suas próprias ideias e não estavam dispostas a obedecer-Lhe.

    Uma das ordens que Deus havia dado tanto a Adão e Eva e depois a Noé e seus filhos era para que tivessem muitos filhos e enchessem a Terra. Mas as pessoas que resolveram constuir aquela torre, decidiram que iam ficar juntos e não se espalhar por toda a Terra. Estavam desobedecendo ao mandamento de Deus.

    Todos ali que estavam construindo a torre falavam a mesma língua.

    E o Senhor disse: "As pessoas falam uma só linguagem, planejam uma só coisa, e vejam que elas estão fazendo!".

    Deus resolveu, então, confundir as línguas, assim ninguém mais poderia se entender. Houve por causa da dificuldade de comunicação, uma enorme confusão por ali. Com isso foram forçados a parar de construir a imensa torre e a cidade.

    Grupos pequenos de pessoas que falavam a mesma língua se uniram e foram morar em lugares distantes, deixando abandonadas a torre e a cidade.

    Esse lugar se chamou Babel, porque Deus misturou todas as línguas para que as pessoas não se entendessem mais.

   

Moral da História de hoje:

Aprendemos hoje que o único caminho que nos leva ao Céu é o caminho da obediência e amor a Deus. E Jesus nos mostrou este caminho, obedecendo e amando a Deus Pai.

Gostou? Clique no botão para ver a versão em PDF e imprimir, se quiser! Versão em PDF