História do Dia

  • 13 de Janeiro

ABRÃO DEIXA LÓ ESCOLHER A TERRA

Gênesis 13

 

    Abrão, sua esposa Saraí, o seu sobrinho Ló e todos os seus vários empregados viajaram muito até chegar à terra de Canaã. Abrão e Ló tinham muitas posses; tinham muitos bois e vacas, ovelhas, camelos, jumentos. Tinham também empregados para cuidar de tudo.

    Mas, ao chegarem à Terra Prometida, os seus animais começaram a comer os pastos. Perceberam que não haveria pastagem suficiente para todo o gado. Abrão e Ló tinham tanto gado que logo os empregados começaram a brigar entre si por causa dos poços de água, para ver quem seria o primeiro a dar água aos animais de seu patrão.

    Certo dia, Abrão disse a Ló: "Veja, este é um país bem grande. Que tal se nos separarmos? Será melhor se você e eu tivermos áreas separadas, assim teremos água e terras suficientes para cada um, afinal somos parentes".

    Deus havia prometido a terra de Canaã a Abrão, no entanto, Abrão deu a Ló a oportunidade de escolher a terra que quisesse. Foi um ato nobre e generoso! Ló, então, pôde decidir.

    Porém, o coração de Ló não tinha tanta bondade quanto o de Abrão. Ele escolheu a melhor terra, perto do Rio Jordão, pois era bem regada e muito bonita.

    Os dois se despediram. Ló partiu para o oriente e Abrão para o lado oposto. Abrão poderia ter brigado com Ló pelas terras, mas no fundo ele tinha certeza de que a promessa de Deus não falharia.

    Abrão, assim, habitou a terra de Canaã, a Terra Prometida. Ló habitou as cidades da campina até Sodoma.

    Abrão era grato a Deus e o louvava de coração.

Moral da História de hoje:

Aprendemos hoje que se confiarmos em Deus, mesmo quando alguém tenta nos enganar e ser espertinho, no fundo no fundo, Deus sabe como nos abençoar e cumprir com as promessas que fez para nós.

Gostou? Clique no botão para ver a versão em PDF e imprimir, se quiser! Versão em PDF