Gênesis 30 - 31
Finalmente, Jacó e Raquel puderam se casar! Jacó era bom esposo para as duas irmãs, suas esposas.
Lia logo pôde ter filhos, mas a pobre Raquel, não. Só depois de muito, muito tempo, é que Deus ouviu o pedido de Raquel e ela pôde ter um filho. O menino era saudável, e ela deu-lhe o nome de José.
Mas Jacó queria mesmo voltar para a terra dos seus pais e planejou uma maneira de conseguir sair dali.
O sogro queria que todos eles ficassem por ali mesmo: "Jacó, me diga quanto você quer ganhar como pagamento!".
Mas Jacó tinha outros planos para si e para sua família.
"Cuidarei do seu rebanho, mas vou pegar para mim todos os que forem malhados e salpicados. Isso será meu salário.", disse Jacó.
O rebanho de Jacó cresceu e ficou forte.
Labão e seus filhos não gostaram muito disso e não tratavam Jacó com antes. Mas Deus era verdadeiro e não haveria de esquecer o que lhe havia prometido em Betel.
E o anjo de Deus disse a Jacó num sonho: "Pegue o rebanho a que você tem direito. Vá com a sua família para a terra dos seus pais. Volte para Canaã."
Jacó e sua família partiram sem dizer nada a Labão. Pegaram tudo o que lhes pertencia e se foram para a montanha de Gileade.
Quando Labão ficou sabendo que eles haviam partido, resolveu persegui-los. Mas Deus pediu que Labão nada fizesse contra Jacó.
Labão levantou-se de madrugada, beijou os familiares, abençoou-os e partiu de volta para sua terra.
Aprendemos hoje que quando Deus faz uma promessa, Ele cumpre. Tudo pode até parecer que não vai dar certo, mas Deus nos abençoa e no fim tudo fica bem.
Gostou? Clique no botão para ver a versão em PDF e imprimir, se quiser! Versão em PDF