Gênesis 37
De repente, os irmãos de José viram um grupo de ismaelitas que estavam a caminho do Egito. Judá, um dos irmãos, deu a ideia de vender José, como escravo, aos viajantes.
"De que adiantaria dar um sumiço em José e esconder o seu corpo? Creio que seria mais vantajoso se o vendêssemos para esses homens!".
Os irmãos concordaram com a ideia e tiraram José da cova.
Quando os mercadores iam passando, ofereceram José e o venderam como escravo por vinte moedas de prata.
Mas Rúben, que não estava ali quando os irmãos fizeram esta negociação, ao descobrir o ocorrido, refletiu a respeito do destino de seu irmão. Ficou deprimido e, em sinal de profunda tristeza, rasgou as suas próprias roupas. Ele sendo o mais velho dos irmãos, era responsável por José.
"O que vou dizer ao nosso pai?", perguntou Rúben, desesperado.
Depois de pensarem e conversarem um pouquinho, os outros, sem tristeza alguma, mataram um cabrito e com o seu sangue mancharam a túnica de José, para fazer de conta que José tinha sido morto por um animal selvagem.
Eles voltaram para casa e mostraram a túnica a Jacó. O pai logo a reconheceu e não teve dúvidas de que José havia sido atacado por uma fera.
"Vou chorar até o dia que eu for sepultado!", disse ele.
Ninguém conseguia consolá-lo, nem mesmo seus filhos. Por desespero, ele rasgou as suas roupas e ficou lamentando a morte do seu amado filho por muito tempo.
Aprendemos hoje que uma pessoa sem amor, pode causar muita dor a outros. Deus se entristece quando isso acontece.
Gostou? Clique no botão para ver a versão em PDF e imprimir, se quiser! Versão em PDF