Gênesis 40
Deus foi tão bom e generoso que, mesmo estando preso, José era abençoado. Até mesmo o carcereiro gostava muito de José.
Certa vez, o Faraó ficou muito zangado com dois dos seus empregados: o copeiro e o padeiro. Imediatamente mandou-os para a prisão. Ao chegarem à prisão, o carcereiro colocou os dois na mesma cela onde José estava preso.
Ficaram muitos dias na prisão. Em uma certa noite, tanto o padeiro quanto o copeiro tiveram um sonho estranho.
José viu logo que os dois ficaram meio perturbados com o que tinham sonhado.
"Deus pode interpretar todo e qualquer sonho", disse José, confiante. "Se vocês me contarem sobre o sonho, tenho certeza de que poderei ajudá-los".
O copeiro começou a contar o seu sonho a José. Sonhou que estava diante de uma vinha, e três ramos saíam dela com flores que logo se transformaram em belos cachos de uvas. Daí o copeiro espremia as uvas em um copo e colocava-o na mão do Faraó.
José, depois de escutar tudo direitinho, deu a interpretação: "Daqui a três dias, o Faraó vai tirar você da prisão, e você voltará ao teu trabalho".
Então foi a vez do padeiro contar: "Vi três cestos brancos de pão sobre a minha cabeça. Também vi pássaros comerem do cesto mais alto".
Infelizmente a interpretação não era uma notícia boa. José, muito triste, contou ao padeiro que, dentro de três dias, o Faraó o mandaria para a forca.
Passados os três dias, Faraó deu uma enorme festa de aniversário. E nesse dia ambos os sonhos se realizaram, exatamente como Deus havia revelado a José.
O copeiro não se esqueceu de José.
Aprendemos hoje que, parece que alguns homens têm grandes poderes. Mas, na verdade, são os poderes de Deus emprestados aos homens!
Gostou? Clique no botão para ver a versão em PDF e imprimir, se quiser! Versão em PDF