Gênesis 43
Assim que voltaram a Canaã com os alimentos, viram que ainda havia muita fome e nem sinal de colheita. Em pouco tempo, tudo o que tinham comprado para comer, terminou.
Jacó, vendo que todos estavam famintos, pediu aos seus filhos que voltassem ao Egito para buscar mais comida.
No entanto, Judá respondeu: "Pai, já contamos tudo a você. O Governador de lá nos acusou de espiões e, para provar nossa inocência, pediu que Simeão ficasse preso como garantia. Só nos deixou partir com alimentos porque sabia que teríamos de voltar para comprar mais. Mas ele fez mais uma exigência: Temos de levar Benjamim conosco, ou Simeão não será libertado."
"Vocês estão doidos? Já perdi José. Simeão não sei se vou ver de novo, e agora querem levar Benjamim?", disse Jacó, muito angustiado.
Judá, seu filho, prometeu cuidar de Benjamim e se responsabilizar por qualquer coisa que acontecesse a ele. Com isso, convenceram Jacó.
Partiram novamente rumo ao Egito. Levaram presentes ao governador e também o dobro de dinheiro para comprar alimento.
Assim que José viu seus irmãos de volta, ficou emocionado. Mandou preparar um banquete e levou todos à sua casa.
Os irmãos julgaram que o Governador estivesse fazendo aquilo por causa do dinheiro que ele próprio havia colocado nas suas sacolas, na última vez em que estiveram lá. Acreditavam que o Governador quisesse acusá-los de furto.
"Trouxemos alguns presentes e também dinheiro em dobro, pois não sabemos quem é que devolveu o nosso dinheiro dentro dos sacos de trigo. Gostaríamos de comprar mais comida!", disseram os irmãos, um tanto aflitos.
"Tudo bem!", concordou José e perguntou a seguir: "Este rapaz é por acaso Benjamim, o irmão mais novo que vocês disseram ter?".
"Sim!", afirmaram os irmãos.
Mas José, muito emocionado, teve de se conter para não chorar diante de seus irmãos de sangue. Foi para seu quarto e chorou de felicidade por ter visto o seu irmão Benjamim, filho de sua mãe, Raquel.
Todos os seus irmãos se sentaram à mesa e foram bem servidos. Mas Benjamim ganhava uma quantidade maior de comida do que a que davam a seus irmãos.
E eles não sabiam ainda que José era seu irmão.
Aprendemos hoje que, grandes surpresas Deus reserva às pessoas! Aceitá-las com tranquilidade é também sinal de amor a Deus!
Gostou? Clique no botão para ver a versão em PDF e imprimir, se quiser! Versão em PDF