História do Dia

  • 21 de Fevereiro

DEUS MANDA PRAGAS AOS EGÍPCIOS

Êxodo 7 - 9

 

    O coração de Faraó era realmente duro. Ele não acreditava que Moisés e Arão falavam em nome de Deus. Moisés e Arão foram novamente conversar com Faraó. Ele tinha de deixar o povo de Israel partir livre.

    Diante de Faraó, Moisés e Arão fizeram exatamente o que Deus determinara: Arão jogou a sua vara ao chão e logo ela se transformou em uma cobra.

    Faraó nem se abalou. Ele continuava recusando a deixar os israelitas partir assim, sem mais nem menos.

    E o Senhor Deus, então disse a Moisés: "Vá até Faraó e diga a ele, mais uma vez, que deve libertar o povo da escravidão. E, como sinal, você vai levantar o cajado e apontar sobre todos os rios do Egito. Suas águas se converterão em sangue. Os peixes não poderão viver e ninguém poderá beber daquele rio".

    Assim fez Moisés. Mas Faraó continuava decidido a não deixar os israelitas partir.

    Em seguida, Deus mandou ao Faraó uma nova mensagem, através de Moisés: "Deixa o povo israelita livre, caso contrário, o rio Nilo se encherá de rãs".

    No dia seguinte, com a teimosia de Faraó, eram rãs por todos os lados. Dentro de casa, fora, nos dormitórios, sobre as camas. Em tudo o que existia, lá estavam elas.

    Faraó, em desespero, chamou Moisés e Arão: "Se vocês pedirem ao seu Deus, tenho certeza de que Ele tirará as rãs daqui. Prometo que liberto o povo, e todos vocês poderão partir".

    No dia seguinte, as rãs já não estavam mais por ali incomodando. Mas Faraó não foi homem de palavra. Quando viu que estava tudo bem, proibiu o povo de partir.

    Deus então, enviou o seu terceiro aviso. Piolhos! Piolhos e mais piolhos por toda a parte. Que loucura! Mesmo assim, Faraó não cedeu.

    E o Senhor, então, deixou que moscas de todos os tamanhos invadissem a cidade. Surgiram enxames de moscas na casa de Faraó, de seus servos e de todos os egípcios. E a teimosia continuava!

    Deus enviou o seu quinto aviso. Era uma peste sobre os animais. Por causa dela, todo o gado egípcio se acabou. Mesmo assim, o coração insensível de Faraó não cedia.

    Veio, então, mais um aviso. Dessa vez quem sofreria seriam as próprias pessoas. Sarnas se espalharam sobre a pele de todos os egípcios e de seu gado. Logo as sarnas se transformaram em horríveis e dolorosas feridas.

    O sétimo aviso divino deixou que todas as plantações morressem. Mesmo assim. Faraó não acreditava no poder de Deus.

    Quanta teimosia! Então vieram mais algumas coisas ruins sobre o Egito.

Moral da História de hoje:

Aprendemos hoje que, há pessoas que não querem compreender o poder de Deus. Elas sofrem mais que todas as outras pessoas por causa disso!

Gostou? Clique no botão para ver a versão em PDF e imprimir, se quiser! Versão em PDF