Êxodo 18 -19
O povo Israelita passou quarenta anos andando pelo deserto. Deus sempre à frente de tudo, providenciando e mostrando o caminho. Agora não faltava muito para chegar à Terra Prometida.
Jetro, o sogro de Moisés, veio ao seu encontro, trazendo os filhos e a esposa de Moisés.
Sem se demorar, Moisés também correu e beijou e abraçou seus queridos familiares. Entraram na tenda, e Moisés contou tudo o que já havia acontecido. Contou também como Deus havia mostrado seu amor livrando-os dos inimigos, dando água e alimento e os guiando através dos perigos do deserto.
O povo era muito numeroso, e é claro que sempre havia problemas a serem resolvidos. Assim que surgisse alguma diferença, briga ou confusão, todos iam correndo procurar Moisés em busca de uma solução.
Jetro, homem experiente, notou logo que toda essa situação estava cansando Moisés. Eram muitos problemas a serem resolvidos por apenas uma pessoa.
Resolveu, então, falar com Moisés: "Moisés, meu genro, vou dar a você um conselho. O povo é muito grande, e sei que é extremamente difícil liderar e administrar tudo sozinho. Que tal se você escolhesse alguns líderes entre o povo para que cuidassem dos problemas menores? Você continua responsável apenas por aquelas questões mais difíceis. Escolha homens capazes, obedientes a Deus, honestos e que não sejam avarentos. Assim você administrará tudo melhor e com mais organização."
Moisés seguiu o conselho de Jetro, seu sogro. Nomeou homens de sua total confiança.
Moisés conduziu o povo até o pé do Monte Sinai.
Deus tinha um propósito. Ele queria que Moisés subisse ao monte para falar com Ele. Deus tinha uma mensagem para o povo de Israel.
Moisés obedeceu, subiu e, ao chegar ao alto do monte, Deus mandou que ele dissesse ao povo que não se aproximasse mais dali. O povo deveria respeitar a vontade de Deus e não ultrapassar certos limites. Deus amava o povo, mas queria ver obediência também.
"Vocês não podem subir ao Monte Sinai! Deus não quer! Apenas eu subirei novamente e ouvirei o que Deus tem a dizer. Vocês devem ficar aqui e obedecer.",ordenou Moisés, seriamente.
Aprendemos hoje que, obediência é uma coisa muito importante no nosso relacionamento com Deus e com as nossas autoridades. Deus gosta de quem sabe ser obediente.
Gostou? Clique no botão para ver a versão em PDF e imprimir, se quiser! Versão em PDF