Levítico 11 - 25
Deus era um Deus de ordem e também muito sábio. Ele sabia que certos alimentos poderiam trazer doenças terríveis para o povo. Foi assim que Deus, muito cuidadoso de seu povo, resolveu estabelecer algumas regras básicas de higiene e saúde.
Esclareceu quais alimentos poderiam ou não ser consumidos. Ensinou como deveria ser a higiene das mulheres depois do parto. Fez leis sobre a lepra, problemas de higiene de homens e mulheres e outros tantos. Tudo tinha uma razão de ser. Deus estabeleceu tais leis porque amava o povo e queria o bem daquela nação.
Deus pediu ainda que se lembrassem e festejassem, todos os anos, a Páscoa, que era a comemoração da libertação do povo da escravidão no Egito. Deveriam celebrar a Páscoa comendo pão sem fermento por sete dias. O primeiro e o último dia seriam para adoração; não seria permitido fazer nenhum trabalho servil. Fazendo isso, os israelitas demonstrariam sua gratidão por Deus tê-los libertado do cativeiro e trazido à Terra Prometida.
Outra celebração aconteceria por causa da colheita. Assim que a tivessem terminado, deveriam trazer uma porção dos melhores produtos colhidos para o Senhor. Eles lavrariam a terra por seis anos consecutivos, e no sétimo a terra teria descanso. Esse ano seria chamado de ano sabático.
Também haveria o ano do jubileu que aconteceria de cinquenta em cinquenta anos. Todos se alegrariam por ser um ano todo especial.
Aprendemos hoje que, Deus se preocupa com seu povo, inclusive nas questões de saúde. Cuidar da saúde é uma maneira de agradar a Deus.
Gostou? Clique no botão para ver a versão em PDF e imprimir, se quiser! Versão em PDF