História do Dia

  • 12 de Março

ESPIÕES EM CANAÃ

Números 13 - 14

 

    Moisés e o povo estavam perto da terra de Canaã. E Deus disse a Moisés: "Envie de cada tribo de Israel um homem. Eles devem espiar a terra de Canaã para ver como é ali: que povos ali habitam; se a terra é produtiva ou não."

    Deus queria um relatório completo para que Moisés soubesse como lidar com a situação. Moises fez como Deus pedira.

    Depois de cerca de quarenta dias, os espiões voltaram. Todos os doze homens deram informações a Moisés, a Arão e ao povo a respeito das terras, das nações que a habitavam e também trouxeram frutos para mostrar a todos.

    Disseram alguns dos espiões: "Bem, a terra é realmente muito produtiva. Vejam pelos frutos que há ali. Mas o povo que mora lá é muito poderoso. Eles são fortes e gigantes. Nós, ao lado deles, parecemos gafanhotos. Não teremos chance de vitórias; eles nos matarão logo!"

    Mas Calebe, um dos espiões, tinha uma opinião diferente: "Subiremos até lá e, com certeza, Deus estará conosco e nós seremos donos daquela terra."

    Os outros espiões estavam com muito medo. Julgavam os povos de lá muito mais fortes e altos do que eles.

    Então, todo o povo chorou e reclamou contra Moisés e Arão: "Seria melhor se tivéssemos morrido no Egito, ou até mesmo no deserto! Qualquer coisa seria melhor do que morrer assim, esmagados por estes povos poderosos".

    Deus se entristeceu novamente vendo que o povo não tinha fé, que se queixavam sem parar diante de Moisés. Deus se aborreceu a tal ponto de prometer que aqueles muito queixosos não entrariam na Terra Prometida.

    Calebe e Josué, os espiões, mesmo vendo o quanto os povos inimigos eram fortes, acreditaram que Deus poderia dar aquela fértil terra ao povo de Israel. Estes e outros como eles, Deus permitiu que entrassem na Terra Prometida.

    Os descrentes foram derrotados pelos cananeus e tiveram de continuar vagando pelo deserto.

    Moisés tinha avisado que Deus não daria vitória na batalha aos que não tivessem fé e amor no coração.

Moral da História de hoje:

Aprendemos hoje que, o maior desejo de Deus é ver que o Seu povo acredite nEle, ou seja, que acredita em Suas Palavras. Infelizmente muitas pessoas não acreditam, mesmo vendo Seus milagres.

Gostou? Clique no botão para ver a versão em PDF e imprimir, se quiser! Versão em PDF