Números 22 - 24
Depois partiram os israelitas para as campinas de Moabe e acamparam lá, uma região além do jordão.
Balaque, rei de Moabe, sabia de tudo o que havia acontecido até aquele momento. Sabia também que Deus estava com aquele povo e que vencia nas batalhas. Além disso, o povo de Israel era numeroso.
Com muito medo, Balaque julgou por bem enviar mensageiros até Balaão para pedir ajuda a ele. Balaque pediu incessantemente que Balaão, mais poderoso, viesse derrotar os israelitas.
Antes dele tomar qualquer decisão, Deus falou com Balaão: "Não lute contra esse povo, pois ele está sob a minha proteção."
Assim sendo, Balaão negou ajuda a Balaque. Mas Balaque era um homem insistente. Mandou mais principes e nobres convencerem Balaão. O rei Balaque mandou presentes em ouro e prata, tudo para convencê-lo.
Balaão ouviu a voz de Deus, durante a noite: "Se aqueles homens vierem chamá-lo, levante-se e vá com eles. Mas, atenção, você vai fazer somente o que eu disser!"
Amanheceu, e Balaão Ievantou-se. Montou em sua jumenta e foi com os homens de Balaque. Deus mandou um anjo se colocar no caminho de Balaão. A jumenta viu o anjo com uma espada na mão e desviou.
Balaão, sem entender, batia muito no pobre animal. E assim aconteceu mais duas vezes. Balaão, furioso como nunca, batia nela com força.
Então, Deus, com seu poder, fez com que a jumenta falasse: "O que fiz a você, Balaão? Por que você já me espancou três vezes hoje?"
Confuso, e mal acreditando que sua jumenta falava, respondeu: "Se eu tivesse uma espada comigo, acabaria com você agora mesmo!"
"Mas, Balaão, não tenho sempre sido uma ótima jumenta para você cavalgar? Alguma vez na vida fiz algo semelhante ao que fiz hoje, desviando do caminho pelo qual você queria ir?"
E, de repente, Balaão viu a causa de tudo. Viu o anjo e em sua mão a espada. Só então se deu conta de que não estava agindo como Deus queria.
Aprendemos hoje que, sempre a vontade de Deus deve ser respeitada! Nunca se deve desviar do caminho traçado por Ele!
Gostou? Clique no botão para ver a versão em PDF e imprimir, se quiser! Versão em PDF