Deuteronômio
Como Deus havia prometido, Moisés não entraria na terra de Canaã, pois havia desobedecido ao Senhor. Arão já havia morrido e, em breve, Deus levaria Moisés também.
Mas, antes de morrer, Moisés ainda tinha algumas recomendações e instruções que deveriam ser observadas.
Reuniu todo o povo, na planície antes do Rio Jordão, e começou o seu discurso final.
Moisés pediu ao povo que fosse obediente a Deus em todos os momentos da vida. Fez o povo se lembrar da aliança que Deus fizera em Horebe, no Monte Sinai.
Pacientemente, repetiu todos os Dez Mandamentos ao povo de Israel e recordou como Deus havia guiado o povo no deserto, durante tantos anos, suprindo as suas necessidades.
Moisés lembrou ao povo que todos os ídolos deveriam ser destruídos, pois para o Senhor Deus é falsa a adoração a ídolos. Tudo, nos mínimos detalhes, Moisés fez questão de lembrar ao povo.
Depois, sabendo que logo partiria para sempre, Moisés nomeou Josué seu sucessor. Josué seria o novo líder dos israelitas.
Então, subiu Moisés ao Monte Nebo. E, apesar de Deus haver prometido que ele não entraria na Terra Prometida, mostrou a Moisés toda a terra de Canaã.
"Moisés, esta é a terra que jurei a Abraão, lsaque e Jacó. Vou dar esta terra à sua descendência, mas você não chegará a pisá-la.", disse Deus.
Logo em seguida, Moisés adormeceu para sempre, ali naquele monte, na terra de Moabe. Moisés tinha então cento e vinte anos.
Os filhos de Israel choraram e ficaram de luto por trinta dias.
Aprendemos hoje que, a vontade de Deus nunca falha!
Gostou? Clique no botão para ver a versão em PDF e imprimir, se quiser! Versão em PDF