Josué 2
Josué era um homem bastante inteligente e cuidadoso. Antes de atravessar o Jordão com todo aquele povo, mandou dois espiões para se garantir. Ele queria saber mais sobre aquela cidade, Jerico.
Os espiões imediatamente partiram e ficaram alojados na casa de uma mulher chamada Raabe.
Os espiões dormiram ali, mas alguém contou ao rei que dois espiões israelitas estavam em Jericó, na casa de Raabe.
Preocupado, o rei mandou dizer a ela: "Quero que você mande embora os homens hospedados em sua casa; eles são espiões."
Raabe, mesmo assim, escondeu os dois em sua casa.
Quando os soldados do rei chegaram ali, ela simplesmente declarou: "E verdade, eu tinha dois hospedes, mas eles já partiram. Já devem estar bem longe daqui. Não sei para onde foram, mas talvez vocês os alcancem."
Assim que a porta da casa se fechou, e vendo-se longe do perigo, ela foi até a parte superior da casa, onde os havia escondido entre as canas do linho, e disse: "Eu sei que Deus é poderoso e que Ele dará esta terra ao povo de Israel. Por isso protegi vocês aqui. Por favor, peçam ao Senhor que, assim como eu fui bondosa com vocês, que Ele seja bondoso e proteja a vida de meus pais, irmãos e irmãs."
Ainda meio desconfiados, os dois concordaram, desde que não fossem denunciados.
Raabe pegou uma corda e pela janela ajudou os dois a descerem. "Vocês devem ir até aquele monte, assim os soldados não os encontrarão. Fiquem por lá três dias e, quando os soldados tiverem retornado, vocês poderão prosseguir mais tranquilos.", explicou Raabe, muito cautelosa.
Gratos, os dois espiões garantiram a ela que Deus pouparia a sua vida e a do seus familiares: "Raabe, quando nosso povo invadir Jericó, você deve fazer o seguinte: amarre este cordão vermelho na sua janela. Fique dentro de casa com os seus familiares e nada acontecerá a vocês."
E os espiões partiram.
Aprendemos hoje que, as atitudes bondosas sempre serão reconhecidas por Deus!
Gostou? Clique no botão para ver a versão em PDF e imprimir, se quiser! Versão em PDF