Juízes 1 – 2
Pouco a pouco aquela geração de Josué foi morrendo.
Os filhos e netos do povo de Israel foram tomando o seu lugar. Eles estavam morando na Terra Prometida, mas não tinham passado por tudo aquilo que seus pais passaram.
Os Mandamentos e Leis de Deus logo foram sendo deixados de lado, foram sendo esquecidos.
O povo de Israel começou a adquirir hábitos e costumes dos povos sem fé em Deus. Em pouco tempo, além dos hábitos, estavam adorando e servindo a deuses diferentes. Aquilo entristeceu ao Senhor.
Muitos daqueles povos que adoravam deuses estranhos faziam rituais em que sacrificavam até seus próprios filhos para agradar aos deuses. O povo de Deus estava seguindo o mesmo caminho. Esqueceram o pacto feito com o Senhor. O pacto de amor e adoração.
Deus ficou aborrecido com o povo de Israel. Como lição pelo erro, deixou que os Israelitas fossem derrotados por seus inimigos.
O Senhor Deus resolveu, então, providenciar juízes para que o povo não cometesse tantos erros. Mas sempre que um juiz morria, logo o povo se corrompia de novo.
E assim foi por algum tempo.
Ao todo, Deus enviou quinze líderes distintos para conduzir o povo nos caminhos de Deus. Esses homens eram os juízes sobre o povo de Israel.
Deus, através daqueles homens, mostrava ao povo que estavam pecando e que deveriam se voltar para o Senhor.
Aprendemos hoje que, desobedecer a Deus e se afastar dEle, só nos trás sofrimento. É a presença de Deus e obediência aos Seus mandamentos que nos livra de todo mal!
Gostou? Clique no botão para ver a versão em PDF e imprimir, se quiser! Versão em PDF