Juízes 8
Deus abençoou Gideão e ele e seus homens venceram os inimigos.
Os homens de Israel disseram a Gideão: —Você nos salvou dos midianitas. Portanto, seja nosso governador. E, depois de você, o seu filho e o seu neto.
Gideão respondeu: —Eu não serei governador de vocês, e o meu filho também não. O SENHOR Deus é quem será o governador de vocês.
E continuou: —Mas vou fazer um pedido: cada um me dê um dos brincos que tirou dos vencidos. Os midianitas usavam argolas de ouro nas orelhas porque eram gente do deserto.
Os homens de Gideão responderam: —Nós os daremos com prazer a você. Então estenderam uma capa, e cada um pôs nela os brincos que tinha tomado dos midianitas.
Os brincos de ouro que Gideão pediu pesaram quase trinta quilos. Isso fora os enfeites, os colares e as roupas de púrpura que os chefes de Midiã usavam. E sem contar também os enfeites que estavam no pescoço dos seus camelos.
Com o ouro Gideão fez um ídolo e o colocou em Ofra, a sua cidade. Então todos os israelitas abandonaram a Deus e iam lá para adorar o ídolo. E isso foi uma armadilha para Gideão e a sua gente.
Os midianitas foram derrotados pelos israelitas e por muito tempo deixaram de ser uma ameaça para eles. E a terra ficou em paz durante quarenta anos enquanto Gideão viveu.
Depois que Gideão morreu, o povo de Israel abandonou a Deus novamente e adorou os deuses dos cananeus. Eles adotaram Baal-Berite como o seu deus.
Não serviram por muito tempo ao SENHOR Deus, que os havia livrado de todos os inimigos que viviam ao redor deles.
E também não foram agradecidos à família de Gideão por tudo de bom que ele havia feito para o povo de Israel.
Aprendemos hoje que, mesmo servindo e obedecendo a Deus, podemos deixar nosso coração ficar vaidoso e ir ser um erro, trazendo muito mal para a nossa vida.
Gostou? Clique no botão para ver a versão em PDF e imprimir, se quiser! Versão em PDF