Juízes 16
Sansão liderou o povo de Israel por vinte anos enquanto os filisteus ainda dominavam tudo e todos.
Infelizmente, Sansão se apaixonou novamente pela mulher errada. A moça se chamava Dalila. Sansão tinha se apaixonado por ela perdidamente.
Os príncipes dos filisteus foram falar com ela: "Dalila, queremos que você descubra qual é o segredo de tanta força de Sansão. Descubra também como podemos amarrá-lo e acabar com a força dele. Se você descobrir para nós esse segredo, cada um de nós dará a você mil e cem moedas de prata."
Dalila aceitou a oferta dos filisteus e logo começou a por o seu plano em prática. Ela sabia que Sansão a amava e que não seria tão difícil convencê-lo a contar o segredo de sua grande força.
"Sansão, querido, conte-me de onde vem essa sua enorme força. Como é que alguém poderia amarrar um homem assim tão forte como você? Diga-me, por favor!" Sansão disse a ela que, se fosse amarrado com sete vergas de vime fresco, perderia suas forças e seria como um homem comum.
De noite, enquanto Sansão dormia, amarraram-no assim como ele tinha dito a Dalila.
Ela gritou ao seu lado: "Os filisteus estão aqui."
E ficou assistindo para ver se tinham conseguido deter a sua força.
Sansão, assustado, levantou-se quebrando as vergas de vime com tanta facilidade que Dalila disse a Sansão, indignada: "Você está caçoando de mim! Você é um mentiroso, Sansão! Quero saber agora como é que você poderia ser amarrado!"
Ele disse, então, que se pegassem cordas novas, nunca usadas antes, e o amarrassem com elas, perderia a sua força.
Mas novamente a força de Sansão surgiu quando tentaram amarrá-lo com as cordas novas, de maneira que os filisteus não conseguiam pega-lo.
Aprendemos hoje que, quem dá a força a um homem não são os músculos. É o pensamento em Deus!
Gostou? Clique no botão para ver a versão em PDF e imprimir, se quiser! Versão em PDF