História do Dia

  • 11 de Abril

RUTE E NOEMI

Rute 1

 

    Chegaram anos em que houve muita fome. A comida era escassa. Muitos tinham de sair para outros lugares para não morrer.

    Um certo homem de Belém de Judá saiu de sua terra e foi para os campos de Moabe. Seu nome era Elimeleque, e sua esposa chamava-se Noemi. O casal tinha dois filhos.

    Ao chegar aos campos de Moabe ficaram por ali.

    Passou-se um tempo, e Noemi ficou viúva. Elimeleque faleceu e a deixou sozinha com os dois filhos. Logo os dois filhos, já moços, se casaram com mulheres daquela região. Uma se chamava Rute, e a outra, Orfa.

    Viveram ali por dez anos quando, de repente, os dois filhos também morreram. Noemi ficou sem marido e sem seus dois filhos.

    Noemi, triste com a perda de sua família sabia que, nesse tempo que haviam morado ali Deus tinha voltado a abençoar a sua terra natal de modo que já não havia mais fome por lá.

    Certo dia, Noemi se levantou e disse às suas noras: "Escutem, minhas filhas!, vou voltar para minha cidade natal. Não há nada aqui que me prenda. Vocês devem voltar para a casa dos seus pais. Deus as abençoe! Vocês foram ótimas esposas para meus filhos e sempre muito bondosas e prestativas comigo!

    Elas se beijaram e choraram bastante; afinal tinham se tornado grandes amigas.

    Rute e Orfa, no entanto queriam partir com Noemi.

    "Escutem, minhas filhas, não há razão para vocês irem comigo de volta a minha terra. Quero que voltem para a casa e seus pais. Sou uma mulher idosa e não tenho alegria."

    Noemi tinha ficado muito amargurada. Pensava que Deus a tivesse abandonado.

    Elas choraram.

    Orfa beijou a sua sogra e voltou para a casa de seus pais.

    Rute ficou com Noemi, pois tinha muita afeição e amor por ela.

    Noemi disse, consolando Rute: "A sua cunhada já foi. Vá você também para casa!"

    Porém Rute disse firmemente: "Não adianta insistir! Aonde quer que você vá, eu irei, e onde quer que você durma, ali eu dormirei. O seu povo é o meu povo e o seu Deus é o meu Deus. Irei com você, Noemi!"  

Moral da História de hoje:

Aprendemos hoje que, as verdadeiras amizades são um valioso presente de Deus!as verdadeiras amizades são um valioso presente de Deus!

Gostou? Clique no botão para ver a versão em PDF e imprimir, se quiser! Versão em PDF