I Samuel 4
Os filisteus sabiam agora que os israelitas tinham levado a arca para o meio do seu acampamento e ficaram com medo.
"Estamos perdidos! Eles trouxeram o próprio Deus para garantir a vitória. Quem irá nos livrar desse Deus poderoso? O Deus desses israelitas já deu amargas lições ao povo do Egito. Imaginem o que os israelitas farão conosco?" temiam os filisteus.
Mesmo assim resolveram reunir todas as suas forças e lutar como nunca.
Foram lutar contra os israelitas. A batalha foi um massacre. Muitos homens de Israel perderam a vida.
Os filisteus, além de tudo, tomaram a Arca de Deus.
Um mensageiro foi até Siló para anunciar a todos na cidade que tinham sido derrotados na batalha, e que a arca tinha sido levada pelos filisteus.
O mensageiro também foi até Eli, que já estava com noventa e oito anos, praticamente cego e temeroso pela arca. O mensageiro contou-lhe: "O exército de Israel foi derrotado, e os que restaram fugiram dos filisteus. Mas o pior é que eles levaram a Arca de Deus. E também tiraram a vida dos seus dois filhos!", disse o mensageiro.
Eli ficou arrasado, aquilo não podia ter acontecido! Ficou tão deprimido com as notícias que, não suportando tanta tristeza em seu coração, caiu da cadeira, quebrou seu pescoço na queda, e morreu.
Eli tinha sido juiz em Israel por quarenta anos.
Aprendemos hoje que, o povo não consultou a Deus sobre como enfrentar aqueles inimigos. Foram na sua própria confiança, levaram a Arca da Aliança como se fosse um troféu e perderam a batalha. Lutar sem Deus é derrota na certa.
Gostou? Clique no botão para ver a versão em PDF e imprimir, se quiser! Versão em PDF