I Samuel 7 - 8
Assim a arca de Deus foi conduzida e ficou nas terras de Israel por vinte anos.
Samuel começou a aconselhar e Julgar o povo de Israel.
"Se vocês se arrependerem de todo o coração, se tirarem de seu meio todos os ídolos e deuses estranhos e servirem somente a Deus, então o Senhor livrará vocês dos filisteus!", disse sabiamente Samuel.
E Samuel liderou o povo por muitos e muitos anos.
Quando já estava com bastante idade, colocou seus dois filhos como juízes sobre Israel.
Os dois irmãos, no entanto, não eram sábios e tementes a Deus como seu pai, Samuel. Eles eram avarentos, aceitavam suborno e faziam outras coisas que desagradavam a Deus.
Os anciãos de Israel foram conversar com Samuel: "Veja bem, Samuel, você já é um homem idoso, e os seus filhos não são homens bons como você. Queremos um rei para Israel para que ele nos lidere. Assim como as outras nações têm reis, nós também queremos um rei!"
Samuel orou ao Senhor, e Ele lhe respondeu: "Dê ao povo o que eles estão querendo. Eles não estão rejeitando você, Samuel. Estão rejeitando a mim. Este povo não quer que eu reine sobre eles. Já que querem um rei, um rei eles terão. Mas eles terão de saber que todo rei e seu reinado têm certas regras. E serão governados por essas regras."
Samuel avisou o povo sobre o que significava ter um rei. Eles teriam de obedecer às leis desse rei e, caso houvesse problemas, não adiantaria correr chorando a Deus. Eles é que tinham escolhido esse tipo de vida.
Em seguida, Deus encarregou Samuel de encontrar um rei para os israelitas.
Aprendemos hoje que, quando insistimos demais em querer algo que não é bom, às vezes Deus permite, para aprendermos a buscar nEle o melhor para nossa vida. Muitas vezes erramos nas nossas escolhas.
Gostou? Clique no botão para ver a versão em PDF e imprimir, se quiser! Versão em PDF