História do Dia

  • 06 de Maio

OS AMIGOS SE DESPEDEM

I Samuel 20

 

    Jônatas foi conversar com seu pai.

    Saul criticou Davi por não estar ali com eles para comer pão (havia esse costume na época da lua nova).

    Jônatas, sempre em defesa de seu amigo, disse ao pai que Davi queria ir a Belém para ver sua família e fazer sacrifício a Deus. Saul, muito furioso, não compreendia por que Jônatas sempre defendia Davi. "Você realmente nem parece meu filho. Não entendo por que você protege o filho de Jessé! Será que você não entende que, enquanto Davi viver, nem mesmo você e o seu trono estarão garantidos?", comentou Saul com irritação.

    Saul gostaria de pegar Davi naquele instante, se pudesse, porque estava muito nervoso.

    Jônatas, sempre um bom filho, tentou acalmar os ânimos de seu pai. Mas Saul, num instante de fúria, arremessou uma lança contra Jônatas. Dessa forma, Jônatas passou a ter certeza de que seu pai estava determinado a eliminar Davi.

    Magoado, humilhado e decepcionado, Jônatas saiu para o campo para lançar as flechas e avisar Davi.

    Atirou as flechas e disse ao moço que elas estavam bem longe dele. Assim que o moço pegou as flechas, Jônatas mandou-o de volta para a cidade. Dessa forma poderia despedir-se do seu amigo Davi, e ninguém os veriam.

    Quando os dois amigos se viram sozinhos, abraçaram-se e choraram. A dor de ter de se despedir era grande em seus corações. E Davi chorou muito.

    "Vá em paz, e que o nosso juramento de amizade seja eterno. Que o Senhor esteja entre mim e você, entre os meus descendentes e os seus descendentes!", disse Jônatas.

    Davi levantou-se e partiu. Jônatas voltou para a cidade.

Moral da História de hoje:

Aprendemos hoje que, as verdadeiras amizades são abençoadas por Deus. As verdadeiras amizades dão muita alegria a Deus!

Gostou? Clique no botão para ver a versão em PDF e imprimir, se quiser! Versão em PDF