II Samuel 5 - 7
Saul estava morto, mas Davi não se tornou rei.
Alguns queriam que o rei viesse da família de Saul. Eles passaram sete anos. Israel ainda não tinha seu verdadeiro rei. Davi tinha trinta anos quando Israel finalmente o fez rei.
Mais uma vez, os filisteus levantaram um exército contra Israel. Eles acamparam no vale de Refaim, enquanto Davi orava. "Subirei contra os filisteus? O Senhor vai entregá-los nas minhas mãos?" E disse o Senhor a Davi: "Sobe, porque certamente entregarei os filisteus nas tuas mãos". Davi se animou e foi para a batalha. Ele sabia que seria vencedor, com a ajuda do Senhor. Naquele dia, Davi conquistou os filisteus após 100 anos de guerra.
A Arca da Aliança havia sido escondida enquanto Saul governava. Davi decidiu que era hora de levá-la a Jerusalém. Um carro novo foi construído para carregar a arca. Enquanto a Arca da Aliança estava indo em direção a Jerusalém, Davi e os outros israelitas a seguiam. Eles cantaram, fizeram música e eles dançaram com todas as suas forças.
O Tabernáculo foi estabelecido no monte Sião. Os sacerdotes levaram a arca para a tenda da revelação e queimaram ofertas ao Senhor. Israel gritou de alegria, e Davi usou toda sua força para dançar diante do Senhor.
Desta época em diante, Jerusalém ficou conhecida como a cidade de Davi. Lá, os sacerdotes ofereciam sacrifícios a Deus todos os dias no Tabernáculo. Por um longo tempo, eles não tinham adorado a Deus apropriadamente. Mas agora, esses serviços foram realizados em Jerusalém.
Davi morava em uma bela casa de cedro no monte Sião. Um dia ele falou com o profeta Natã: "Veja isto. Eu moro em uma casa de cedro. Mas a arca de Deus ainda está em uma tenda."
Naquela noite, o Senhor falou a Natã: Vá e diga ao meu servo Davi que eu mandei dizer o seguinte: "Não é você a pessoa que deve construir um templo para eu morar nele. Desde que tirei do Egito o povo de Israel e até hoje, eu não tenho morado em nenhum templo. Tenho viajado morando numa barraca. Em todas as minhas viagens com o povo de Israel, nunca perguntei aos líderes que escolhi por que razão eles não construíram para mim um templo revestido de cedro." Portanto, diga ao meu servo Davi que eu, o SENHOR Todo-Poderoso, digo o seguinte: "Eu tirei você do trabalho de cuidar de ovelhas nos campos e o fiz príncipe do meu povo de Israel. Estive com você em todos os lugares por onde tem ido e, eu o defendi de todos os seus inimigos. Eu farei com que você seja famoso, tão famoso quanto os maiores líderes do mundo. Escolhi um lugar para o meu povo de Israel e o fiz morar ali, onde eles viverão em paz. E, quando você morrer e for sepultado ao lado dos seus antepassados, eu colocarei um dos seus filhos como rei e tornarei forte o reino dele. Será ele quem construirá um templo para mim, e eu farei com que os seus descendentes governem para sempre. Você sempre terá descendentes, e eu farei com que o seu reino dure para sempre. E a sua descendência real nunca terminará."
E Natã contou a Davi tudo o que Deus lhe havia revelado.
Aprendemos hoje que, quando nos voltamos para Deus, ou seja, quando nosso coração deseja agradar a Deus, Ele sempre nos dá vitória sobre as situações da vida.