II Samuel 11 - 12
Quando Davi se tornou rei, ele entrou em batalha com seu exército. Mais tarde, ele permaneceu em seu palácio enquanto o exército foi para luta.
Uma tarde, Davi estava andando Na varanda de seu palácio. Ele olhou em direção a um jardim próximo, e viu uma mulher bonita. "Quem é essa mulher", ele perguntou ao seu servo.
"O nome dela é Bate-Seba. Ela é a esposa de Urías."
Urias estava lutando no exército de Davi. Davi chamou a esposa de Urias e falou com ela.
Ele a amava e queria que ela fosse sua esposa. Mas Bate-Seba era casada com Urias.
Davi fez um plano maligno. Ele escreveu para Joabe, o general do exército de Israel. "Envie Urias para a frente da batalha", escreveu Davi. "Deixe aí na mais densa batalha. Então Urias morrerá."
Joabe seguiu as ordens de Davi. Ele enviou Urias para lutar perto do muralhas da cidade. Lá, Urias morreu. Bate-Seba lamentou a morte do marido por algum tempo.
Então Davi a chamou. Ele levou Bate-Seba para casa e se casou com ela. Um bebê nasceu para eles. Davi amou o menino. Mas Deus não gostou do que Davi fizera a Urias.
O Senhor enviou Natã, o profeta, para falar com Davi.
Ele contou ao rei a seguinte história: "Havia dois homens que viviam na mesma cidade: um era rico, e o outro era pobre. O rico possuía muito gado e ovelhas, enquanto que o pobre tinha somente uma ovelha, que havia comprado. Ele cuidou dela, e ela cresceu na sua casa, junto com os filhos dele. Ele a alimentava com a sua própria comida, deixava que ela bebesse no seu próprio copo, e ela dormia no seu colo. A ovelha era como uma filha para ele. Certo dia um visitante chegou à casa do homem rico. Este não quis matar um dos seus próprios animais para preparar uma refeição para o visitante; em vez disso, pegou a ovelha do homem pobre, matou-a e preparou com ela uma refeição para o seu hóspede."
"Esse homem deve morrer!", Disse Davi.
"Esse homem é você!" Natã disse a Davi. E é isto o que diz o SENHOR, o Deus de Israel: "Eu tornei você rei de Israel e o salvei de Saul. Eu lhe dei o reino e as mulheres dele; tornei você rei de Israel e de Judá. E, se isso não bastasse, eu lhe teria dado duas vezes mais. Por que é que você desobedeceu aos meus mandamentos e fez essa coisa tão horrível? Você fez com que Urias fosse morto na batalha; deixou que os amonitas o matassem e então ficou com a esposa dele! Portanto, porque você me desobedeceu e tomou a mulher de Urias, sempre alguns dos seus descendentes morrerão de morte violenta. Você pecou escondido, em segredo, mas eu farei com que isso aconteça em plena luz do dia, para todo o povo de Israel ver."
Então Davi disse: "Eu pequei contra Deus, o SENHOR." Natã respondeu: "O SENHOR perdoou o seu pecado; você não morrerá. Mas, porque, fazendo isso, você mostrou tanto desprezo pelo SENHOR, o seu filho morrerá."
Aí Natã foi para casa.
Aprendemos hoje que, toda vez que desobedecemos a Palavra de Deus, isto entristece a Deus e trás consequências. Nossos pecados não passam despercebidos de Deus. Precisamos compreender a gravidade deles e confessar, para renovar a comunhão com Deus. Mas todo pecado tem um preço.