II Samuel 13 e 17
O belo filho de Davi, Absalão, ficou muito zangado com Amnon. Eles eram meios-irmãos, ambos filhos de Davi. Amnon fora cruel com a irmã de Absalão, Tamar. Absalão escondeu sua raiva até o dia em que ofereceu um banquete. Todos os filhos de Davi estavam lá, incluindo Amnon. Enquanto eles estavam comendo, um dos servos de Absalão entrou correndo e matou Amnon. Os outros correram para salvar suas vidas com Davi.
Davi estava voltando de viagem e ouviu as notícias. Ele rasgou suas roupas e lamentou. Absalão fugiu e se escondeu na cidade de Gesur.
Davi lamentou por Amnon. Mas ele amava Absalão, e depois de três anos, seu filho voltou. Absalão queria ser rei e se tornou poderoso em Israel.
Um dia Absalão encontrou seus seguidores em Hebron. Era para ser uma festa de adoração ao Senhor. Em vez disso, ele se proclamou rei de Israel. A notícia logo chegou, e isso assustou Davi.
"Levantem-se!" Ele disse aos seus soldados mais próximos. "Corramos ou nunca escaparemos de Absalão." Então o rei e sua casa fugiram. O povo chorou quando viu o rei fugir para o deserto.
Próximo ao Jordão fica a cidade de Gileade. É um lugar alto onde Davi conseguiu se esconder em segurança. Lá, um exército se reuniu em torno do Rei. Não era tão grande quanto o exército de Absalão, mas era igualmente corajoso.
Quando seu exército marchou para a batalha, Davi disse: "Seja gentil com Absalão." Os exércitos travaram uma batalha terrível. Vinte mil homens morreram. Exércitos espalhados por toda a floresta.
Absalão viu sua derrota se aproximando e partiu para escapar. De repente, seu cabelo ficou preso nos galhos de um carvalho, e ele ficou pendurado na árvore.
Joabe, General do exército de Davi, tinha três dardos nas suas mãos, quando ele encontrou Absalão. Ele os atirou e estes perfuraram o coração do filho de Davi.
Absalão foi abaixado da árvore e colocado morto em uma cova. Sobre seu corpo, eles colocaram um monte enorme de pedras.
Davi estava ansioso por notícias. Ele viu alguém correndo e se aproximando de onde estava. "Este é o mensageiro da batalha", disse alguém. O mensageiro se aproximou. "Absalão está bem?", perguntou Davi. "Todos os teus inimigos devem morrer como ele.", respondeu o moço.
"Oh, meu filho Absalão", exclamou Davi. "Eu gostaria de ter morrido em seu lugar. Meu filho! Meu filho!".
Aprendemos hoje que, fazer coisas erradas, mais cedo ou mais tarde, vai causar muita dor em nossa vida. Obedecer aos ensinamentos de Deus é a melhor maneira para não sofrermos.
Gostou? Clique no botão para ver outras histórias! História do Dia