História do Dia

  • 13 de Maio

O LUGAR DA CASA DE DEUS

II Samuel 24; I Crônicas 21 - 22; I Reis 1

 

    Davi governou Israel, que se tornou um reino poderoso e obteve muitas conquistas. Suas terras iam do Rio Eufrates à fronteira do Egito. Para o oeste estava o Mar Mediterrâneo e para o leste, estava o grande deserto.

    Então Davi cometeu um pecado. Ele ordenou a Joabe: "Entre nas tribos de Israel, e conte as pessoas, para que eu saiba quantas existem. Joabe sabia que isso estava errado. Mas ele teve que obedecer ao seu rei.

    Mas o Senhor não gostou do que Davi havia feito. Então Ele enviou uma doença à terra por três dias. Setenta mil pessoas morreram. Um anjo destruidor ficou na eira de Araúna, pronto para destruir Jerusalém. Mas Deus disse: "Basta! Não mais". Davi tinha entendido que cometeu um pecado e pediu perdão ao Senhor.

    Então, Gade, o profeta, disse que Davi deveria oferecer sacrifícios ao Senhor, nas terras de Araúna. Ali, foi o lugar onde Abraão havia oferecido Isaque muitos anos antes. Davi ofereceu holocaustos, e ofertas pacíficas. Assim o Senhor se aplacou para com a terra e cessou aquele castigo de sobre Israel.

    Então Davi disse: "Este é o lugar onde construiremos a casa de Deus. O altar de sacrifício de Israel estará aqui".

    Em seu coração, Davi queria construir o edifício. Mas Deus disse: "Você foi um homem de guerra. Em muitas batalhas, você matou muitos homens. Minha casa será construída por um homem de paz. Quando você morrer, seu filho Salomão será rei. Haverá paz, e ele construirá minha casa.

    Então Davi reuniu os materiais para o edifício. Preparou tudo para que o templo de Deus fosse construído no monte Moriá.

    "Salomão", disse ele, "Deus prometeu paz enquanto você for rei. Ele estará com você, e você construirá a casa dele".

    Davi ficou velho. Um dia Bate-Seba foi até ele. "Rei Davi", disse ela, "Você prometeu que Salomão seria o próximo rei. Mas o irmão de Absalão, Adonias, está agora se preparando para tornar-se rei". "Bate-Seba", respondeu Davi, "prometo que seu filho Salomão se sentará no meu trono. Prepare tudo. Hoje farei Salomão rei".

    Salomão tornou-se rei, e o povo se alegrou. Adonías ouviu o som de canções e aplausos que sacudiram a terra. Ele temia que Salomão o matasse. "Vá para casa, Adonias", disse o rei Salomão. "Se você é honrado, viverá".

Moral da História de hoje:

Aprendemos hoje que, quando pecarmos, precisamos reconhecer que entristecemos a Deus e lhe pedir perdão. Ele vai nos perdoar e abençoar nossa vida e família.

Gostou? Clique no botão para ver outras histórias! História do Dia