I Reis 3
Davi governou Israel por quarenta anos. Então ele morreu e foi enterrado em Jerusalém.
Salomão estava sentado no trono de Davi e seu reino era forte. Israel estava em paz.
Antes da construção do templo, havia um altar em Gibeão, ao norte de Jerusalém. Salomão orou lá e ofereceu mil sacrifícios. Uma noite o senhor veio a Salomão em um sonho. "O que você gostaria que eu lhe desse?", lhe perguntou Deus.
Salomão disse: "Eu sou apenas um jovem, Senhor. Eu não sei como governar essa grande cidade. Dê-me sabedoria e conhecimento para distinguir entre o bem e o mal".
O Senhor ficou satisfeito por Salomão ter pedido isso. "Você não me pediu uma vida longa, disse Deus, você não pediu riqueza, vitória ou poder. Em vez disso, você pediu sabedoria para julgar meu povo. Então te darei mais sabedoria do que qualquer outro rei. Nenhum outro governante será mais sábio que você. E já que você só me perguntou isso, eu darei mais. Você terá riquezas e honra. Nenhum outro governante se comparará a você. Tão somente obedeça às minhas palavras, como Davi, seu pai. Então você terá uma vida longa e você governará muitos anos".
Pouco tempo depois, Salomão foi capaz de construir um grande templo para Deus. Ele também conseguia julgar sabiamente pequenos assuntos.
Um dia, duas mulheres vieram com um bebê. "O bebê dela morreu e ela trocou pelo meu", disse a primeira. "Não, o bebê morto é o dela!", argumentou a outra. "Meu filho está vivo!", disse a primeira. Elas brigaram na frente do rei.
"Traga uma espada", ordenou Salomão. "Divida este bebê. Cada uma poderá ficar com metade".
"Dê a ela!" Disse desesperada a primeira mulher. "Não mate meu filho". "Esta é a verdadeira mãe", decidiu Salomão.
E Israel ficou maravilhado com ele.
Aprendemos hoje que, quando pedimos sabedoria a Deus, Ele fica feliz e nos abençoa, muito mais do que pedimos. Ele sempre faz o melhor por nós.
Gostou? Clique no botão para ver outras histórias! História do Dia