História do Dia

  • 16 de Maio

O PECADO DE JEROBOÃO

I Reis 12 - 14

 

    Jeroboão governou as dez tribos do norte de Israel e Roboão era rei da tribo de Judá e parte da de Benjamim.

    Todo o Israel, os do norte e os do sul, adoravam em Jerusalém. Então Jeroboão pensou: "Do jeito que as coisas estão, se o meu povo for a Jerusalém oferecer no Templo sacrifícios ao SENHOR Deus, os corações deles vão cair para o lado de Roboão, rei de Judá, e eles me matarão."

    Por isso, ele fez dois bezerros de ouro e disse ao seu povo: "Já chega de ir a Jerusalém para adorar a Deus. Povo de Israel, aqui estão os seus deuses, que tiraram vocês do Egito!". Ele colocou um dos touros de ouro em Betel e o outro em Dã. E assim o povo pecou, indo adorar em Betel e em Dã. Jeroboão também construiu lugares de adoração no alto dos morros e escolheu para sacerdotes homens que não eram da tribo de Levi.

    Por ordem do SENHOR Deus, um profeta de Judá foi a Betel e chegou ali quando Jeroboão estava diante do altar para oferecer o sacrifício. Seguindo a ordem do SENHOR, o profeta falou assim contra o altar: "Ó altar, ó altar! O que o SENHOR Deus diz é isto: "Vai nascer um descendente de Davi que se chamará Josias. Em cima de você, ó altar, ele matará os sacerdotes que servem nos altares pagãos e que oferecem sacrifícios em cima de você. Ele também queimará ossos de gente sobre você."

    E o profeta continuou: "Este altar cairá em pedaços, e as cinzas que estiverem nele se espalharão". Essa será a prova de que o SENHOR Deus falou por meio de mim.

    Quando Jeroboão ouviu isso, apontou para o profeta e ordenou: "Prendam este homem!"

    No mesmo instante, o braço do rei ficou paralisado, e ele não pôde fazê-lo voltar à posição normal. E, de repente, o altar caiu em pedaços, e as cinzas se espalharam pelo chão, como o profeta, em nome do SENHOR, tinha dito que ia acontecer. Então o rei disse ao profeta: "Por favor, acalme o SENHOR, seu Deus, e ore por mim para que ele cure o meu braço."

    O profeta fez o que o rei pediu, e o braço do rei sarou.

Moral da História de hoje:

Aprendemos hoje que, a inveja, a vaidade e o medo nos afastam de Deus e nos fazem pecar mais ainda. Precisamos conhecer a Palavra de Deus para não pecar.

Gostou? Clique no botão para ver outras histórias! História do Dia