II Reis 6
O rei da Síria estava em guerra contra Israel. Ele pediu conselho aos seus oficiais e escolheu um lugar para armar o seu acampamento. Mas o profeta Eliseu mandou um recado ao rei de Israel, avisando-lhe que não fosse para perto daquele lugar, pois os sírios estavam ali esperando escondidos para atacá-lo. Então o rei de Israel avisou os homens que moravam naquele lugar, e eles ficaram alerta. Isso aconteceu várias vezes.
O rei da Síria ficou muito aborrecido; então chamou os seus oficiais e lhes perguntou: "Qual de vocês está do lado do rei de Israel?". Um deles respondeu: "Nenhum de nós, ó rei. O profeta Eliseu é quem conta ao rei de Israel tudo o que o senhor fala até mesmo dentro do seu próprio quarto".
Então o rei ordenou: "Descubram onde ele está, que eu o prenderei". Contaram-lhe que Eliseu estava em Dotã, e ele mandou para lá uma grande tropa de soldados com cavalos e carros de guerra. Eles chegaram de noite à cidade e a cercaram. No dia seguinte cedinho, o empregado de Eliseu levantou-se e saiu de casa. Aí viu as tropas sírias com os seus cavalos e carros de guerra, cercando a cidade. Então entrou em casa e disse a Eliseu: "Senhor, nós estamos perdidos! O que vamos fazer?".
Eliseu disse: "Não tenha medo, pois aqueles que estão conosco são mais numerosos do que os que estão com eles". Então orou assim: "Ó SENHOR Deus, abre os olhos do meu empregado e deixa que ele veja!". Deus respondeu à oração dele. Aí o empregado de Eliseu olhou para cima e viu que ao redor de Eliseu o morro estava coberto de cavalos e carros de fogo.
Quando os sírios atacaram, Eliseu orou assim: "Ó SENHOR Deus, faze com que esses homens fiquem cegos!". Deus respondeu à oração de Eliseu e fez com que os sírios ficassem cegos. Então Eliseu foi falar com eles e disse: "Vocês estão no caminho errado; esta cidade não é a que estão procurando. Venham comigo, que eu vou levar vocês até o homem que estão procurando". E os guiou até a cidade de Samaria.
Logo que eles entraram na cidade, Eliseu orou assim: "Ó SENHOR Deus, abre os olhos deles e deixa que eles vejam". Então Deus fez com que os sírios enxergassem de novo, e eles viram que estavam dentro da cidade de Samaria".
Quando o rei de Israel viu os sírios, perguntou a Eliseu: "Devo matá-los, senhor? Devo matá-los?". Eliseu respondeu: "Não! De jeito nenhum! Por acaso, o senhor mata os soldados que são feitos prisioneiros na guerra? Dê de comer e de beber a estes aqui e deixe que voltem para o rei deles".
Então o rei de Israel mandou fazer uma grande festa para aqueles sírios. E, depois que comeram e beberam, ele os mandou de volta para o rei da Síria. Daí em diante os sírios pararam de atacar a terra de Israel.
Aprendemos hoje que, Deus sempre socorre o Seu povo quando está em perigo. A oração é uma poderosa arma de guerra.
Gostou? Clique no botão para ver outras histórias! História do Dia