História do Dia

  • 05 de Junho

ISRAEL É LEVADO PARA O CATIVEIRO

II Reis 17

 

    Israel ficou fraco e desamparado. Seus reis eram assassinos e adoravam ídolos. Os assírios conquistaram muitas vitórias na guerra. Os israelitas foram capturados e expulsos. Aqueles que ficaram roubaram tudo o que eles tinham.

    Dezenove reis governaram as dez tribos que viviam em Israel. O primeiro foi Jeroboão; o último foi Oséias. No tempo de Oséias, Salmaneser, rei da Assíria, foi para Samaria com um grande exército. Ele cercou a cidade. Ninguém poderia entrar ou sair.

    Mas Samaria foi construída em uma colina.

    Shalmaneser não poderia facilmente tomar a cidade e morreu antes da vitória. Sargão tornou-se rei em seu lugar.

    Em três anos, Samaria caiu nas mãos da Assíria. Sargão matou Oséias. Quase todas as pessoas foram expulsas da cidade; e eles foram para países do leste: Mesopotâmia, Media e as terras próximas ao Mar Cáspio.

    A cidade de Samaria foi conquistada porque os israelitas pecaram contra o SENHOR, seu Deus, que os havia livrado de Faraó, rei do Egito, e os havia tirado para fora daquele país. Eles adoraram outros deuses, seguiram os costumes dos povos que o SENHOR havia expulsado conforme eles avançavam e seguiram também os costumes adotados pelos reis de Israel. Os israelitas fizeram coisas que o SENHOR, seu Deus, não aprova. Eles construíram lugares pagãos de adoração em todas as suas cidades, desde o menor povoado até a maior cidade. Em todos os morros e debaixo de todas as árvores que dão sombra, eles levantaram colunas do deus Baal e postes da deusa Asera. E também queimaram incenso em todos os altares pagãos, seguindo o costume dos povos que o SENHOR havia expulsado da Terra Prometida. Eles provocaram a ira de Deus, o SENHOR, com todas as coisas más que fizeram; e adoraram ídolos, coisa que o SENHOR havia proibido.

    O SENHOR Deus havia mandado mensageiros e profetas darem o seguinte aviso a Israel e a Judá: "Abandonem os seus maus caminhos e obedeçam aos meus mandamentos, que estão na Lei que eu dei aos seus antepassados e que entreguei a vocês por meio dos meus servos, os profetas".

    Mas os israelitas do Reino do Norte não quiseram obedecer; foram teimosos como os seus antepassados, que não confiaram no SENHOR, o Deus deles. Eles não quiseram obedecer aos seus ensinamentos e não guardaram a aliança que ele tinha feito com os seus antepassados e desprezaram os avisos dele. Adoraram ídolos sem valor e desse modo eles mesmos ficaram sem valor. Seguiram os costumes das nações vizinhas, desobedecendo à ordem que o SENHOR tinha dado para que não as imitassem. Eles desobedeceram a todas as leis do SENHOR, seu Deus, e fizeram dois touros de metal para adorar. Também fizeram um poste da deusa Asera, adoraram as estrelas e serviram o deus Baal.

    Lá, nessas terras distantes, o povo de Israel mudou para sempre. Eles se casaram com estrangeiros e adoraram seus deuses. Eles perderam todo o conhecimento do Senhor, que os resgatou do Egito. Esse foi o fim das dez tribos.

    Eles nunca mais viram sua própria terra. As antigas tribos de Deus foram perdidas entre os povos do Extremo Oriente.

Moral da História de hoje:

Aprendemos hoje que, Deus nunca castiga seu povo sem antes avisar dos perigos que o pecado pode provocar. E o castigo de Deus é sempre para nos fazer arrepender e voltarmos a ter uma vida correta e de comunhão com Ele. Deus sempre pensa em nosso bem.

Gostou? Clique no botão para ver outras histórias! História do Dia