II Reis 17
Israel ficou fraco e desamparado. Seus reis eram assassinos e adoravam ídolos. Os assírios conquistaram muitas vitórias na guerra. Os israelitas foram capturados e expulsos. Aqueles que ficaram roubaram tudo o que eles tinham.
Dezenove reis governaram as dez tribos que viviam em Israel. O primeiro foi Jeroboão; o último foi Oséias. No tempo de Oséias, Salmaneser, rei da Assíria, foi para Samaria com um grande exército. Ele cercou a cidade. Ninguém poderia entrar ou sair.
Mas Samaria foi construída em uma colina.
Shalmaneser não poderia facilmente tomar a cidade e morreu antes da vitória. Sargão tornou-se rei em seu lugar.
Em três anos, Samaria caiu nas mãos da Assíria. Sargão matou Oséias. Quase todas as pessoas foram expulsas da cidade; e eles foram para países do leste: Mesopotâmia, Media e as terras próximas ao Mar Cáspio.
A cidade de Samaria foi conquistada porque os israelitas pecaram contra o SENHOR, seu Deus, que os havia livrado de Faraó, rei do Egito, e os havia tirado para fora daquele país. Eles adoraram outros deuses, seguiram os costumes dos povos que o SENHOR havia expulsado conforme eles avançavam e seguiram também os costumes adotados pelos reis de Israel. Os israelitas fizeram coisas que o SENHOR, seu Deus, não aprova. Eles construíram lugares pagãos de adoração em todas as suas cidades, desde o menor povoado até a maior cidade. Em todos os morros e debaixo de todas as árvores que dão sombra, eles levantaram colunas do deus Baal e postes da deusa Asera. E também queimaram incenso em todos os altares pagãos, seguindo o costume dos povos que o SENHOR havia expulsado da Terra Prometida. Eles provocaram a ira de Deus, o SENHOR, com todas as coisas más que fizeram; e adoraram ídolos, coisa que o SENHOR havia proibido.
O SENHOR Deus havia mandado mensageiros e profetas darem o seguinte aviso a Israel e a Judá: "Abandonem os seus maus caminhos e obedeçam aos meus mandamentos, que estão na Lei que eu dei aos seus antepassados e que entreguei a vocês por meio dos meus servos, os profetas".
Mas os israelitas do Reino do Norte não quiseram obedecer; foram teimosos como os seus antepassados, que não confiaram no SENHOR, o Deus deles. Eles não quiseram obedecer aos seus ensinamentos e não guardaram a aliança que ele tinha feito com os seus antepassados e desprezaram os avisos dele. Adoraram ídolos sem valor e desse modo eles mesmos ficaram sem valor. Seguiram os costumes das nações vizinhas, desobedecendo à ordem que o SENHOR tinha dado para que não as imitassem. Eles desobedeceram a todas as leis do SENHOR, seu Deus, e fizeram dois touros de metal para adorar. Também fizeram um poste da deusa Asera, adoraram as estrelas e serviram o deus Baal.
Lá, nessas terras distantes, o povo de Israel mudou para sempre. Eles se casaram com estrangeiros e adoraram seus deuses. Eles perderam todo o conhecimento do Senhor, que os resgatou do Egito. Esse foi o fim das dez tribos.
Eles nunca mais viram sua própria terra. As antigas tribos de Deus foram perdidas entre os povos do Extremo Oriente.
Aprendemos hoje que, Deus nunca castiga seu povo sem antes avisar dos perigos que o pecado pode provocar. E o castigo de Deus é sempre para nos fazer arrepender e voltarmos a ter uma vida correta e de comunhão com Ele. Deus sempre pensa em nosso bem.
Gostou? Clique no botão para ver outras histórias! História do Dia