História do Dia

  • 09 de Junho

O REINADO DE JOÁS EM JUDÁ

2 Crônicas 24; 2 Reis 12.1-16

 

    Joás tinha sete anos de idade quando se tornou rei de Judá. Ele governou quarenta anos em Jerusalém. A sua mãe se chamava Zíbia e era da cidade de Berseba.

    Enquanto o sacerdote Joiada vivia, Joás fez o que agrada a Deus, o SENHOR.

    Algum tempo depois, Joás decidiu fazer consertos no Templo. Mandou chamar os sacerdotes e os levitas e lhes disse: “Vão pelas cidades de Judá e recebam o dinheiro que o povo deve dar para o pagamento dos consertos que são feitos todos os anos no Templo. E façam isso logo!”

    Mas eles não se apressaram. Então o rei mandou chamar o Grande Sacerdote Joiada e perguntou: “Por que você não exigiu que os levitas trouxessem de Judá e de Jerusalém o imposto que Moisés, servo do SENHOR, mandou cobrar do povo para pagar as despesas da Tenda da Presença de Deus?”

    (Atalia, aquela mulher má, e os seus seguidores haviam estragado o Templo e tinham usado os objetos sagrados do Templo na adoração do deus Baal.)

    O rei mandou fazer um cofre, que foi colocado perto do portão do Templo, do lado de fora. Então anunciaram pela cidade de Jerusalém e pelo país inteiro que o povo devia trazer a Deus, o SENHOR, o imposto que Moisés, servo de Deus, havia mandado cobrar quando eles estavam no deserto.

    Os chefes e todo o povo vieram alegres e puseram o dinheiro no cofre, até que ficou cheio.

    Todos os dias os levitas levavam o cofre aos funcionários do rei, e, quando estes viam que estava cheio, o secretário do rei e o representante do Grande Sacerdote vinham, tiravam o dinheiro e levavam o cofre de volta para o Templo. Assim ajuntaram muito dinheiro.

    O rei e Joiada entregavam o dinheiro aos homens que estavam encarregados do trabalho do Templo, e estes contratavam pedreiros, carpinteiros e pessoas que trabalhavam com ferro e bronze, para fazer os consertos no Templo.

    Todos puseram mãos à obra e trabalharam tão bem, que o Templo acabou ficando como era quando tinha sido construído; ficou até mais forte do que antes.

    Quando terminaram o trabalho, levaram ao rei e a Joiada o ouro e a prata que haviam sobrado. Eles usaram esse ouro e essa prata para fazer os objetos usados para o culto no Templo e para os sacrifícios e também para fazer vasilhas e outros objetos. Enquanto Joiada viveu, os sacrifícios foram oferecidos no Templo todos os dias.

    Joiada viveu muito, até ficar bem velho. Ele morreu aos cento e trinta anos de idade e foi sepultado junto com os reis na Cidade de Davi, por causa do bom serviço que havia prestado ao povo de Israel, a Deus e ao Templo.

Moral da História de hoje:

Aprendemos hoje que, o rei Joás foi outro que buscou obedecer aos Mandamentos de Deus. Teve um bom conselheiro, o Sacerdote Joiada, um homem que tinha compromisso com Deus. Como é bom ouvir conselhos de pessoas que amam a Palavra de Deus e faz a Sua vontade.

Gostou? Clique no botão para ver outras histórias! História do Dia