História do Dia

  • 11 de Junho

O ORGULHO DE UZIAS

II Crônicas 26

 

    Uzias foi rei de Judá. Ele foi filho e sucessor de Amazias no trono do reino do sul. Após a morte do rei Salomão, Israel se dividiu em dois reinos, ficando: Reino de Israel, ao norte; e Reino de Judá, ao sul.

    Enquanto Uzias governava o Reino do Sul, Jeroboão II era o rei do Reino do. Foi durante os reinados desses dois reis que esses reinos experimentaram o maior período de prosperidade e poder desde a morte de Salomão.

    Uzias tinha apenas dezesseis anos quando começou a reinar, e reinou durante um longo período de 52 anos. Quando Uzias subiu ao trono, ele reformou as defesas de Jerusalém e reorganizou o exército.

    Uzias iniciou seu reinado temendo, buscando e rendendo culto a Deus. Ele fazia o que era reto perante o Senhor e Deus o abençoou. Ele foi muito amado por seu povo, e reconhecido como um grande rei. Durante muito tempo ele se espelhou no sacerdote Zacarias.

    Ele fortaleceu a posição do Reino de Judá nas rotas comerciais e reabriu portos e indústrias. Com isso ele proporcionou grande prosperidade ao Reino de Judá, e também realizou campanhas de sucesso contra os filisteus e contra os árabes, além de recolher tributos vários povos. Uzias também construiu fortalezas em localizações estratégicas. Investiu bastante na agricultura e na criação de gados. Sua reputação, devido às seguidas campanhas vitoriosas que empreendia, chegou até o Egito.

    Em um determinado momento de sua vida, inflado pelo orgulho de seus triunfos que lhe renderam grande poder e riqueza, ele entrou arrogantemente no Templo e, contrariando os sacerdotes, tentou oferecer incenso no altar. Esse direito havia sido conferido por Deus apenas aos sacerdotes, mas ele quis reivindicar esse direito para si.

    Uzias ficou irado com os sacerdotes que tentaram lhe impedir, e, ainda em sua fúria, foi ferido por Deus com lepra, que logo surgiu em sua testa. Por causa de sua doença, ele foi forçado a viver o restante de sua vida isolado e passou a administração de seu reino a seu filho Jotão.

Moral da História de hoje:

Aprendemos hoje que, todo o nosso sucesso e prosperidade é benção de Deus. Ficar orgulhoso e se sentir melhor que os outros é um pecado grave. Devemos sempre agradecer a Deus e reconhecer que é Ele que nos faz vencedores.

Gostou? Clique no botão para ver outras histórias! História do Dia