II Crônicas 29
Ezequias assumiu o trono que havia sido ocupado por seu pai, Acaz, que na época fez acordos com a Assíria, mas esta aliança trouxe influência pagã para dentro de Judá. Isso levou a uma contaminação da vida religiosa da nação que passou a ser marcada por práticas que afrontavam a vontade de Deus.
Logo que assumiu o trono, o rei Ezequias tentou corrigir essa questão. Ele sabia que a queda do Reino do Norte tinha a ver diretamente com a desobediência à Lei de Deus. Então rapidamente ele promoveu uma grande reforma religiosa em Judá.
A primeira coisa que ele fez foi consertar as portas do templo. Com as portas abertas, ele ordenou que o templo fosse limpo.
"Nossos antepassados foram infiéis a Deus", Ezequias disse ao sacerdotes. "Eles fizeram muitas coisas erradas e se afastaram de Deus. A casa do Senhor foi esquecida. Eles apagaram as lâmpadas, fecharam as portas e foram embora. Nossos antepassados pararam de oferecer cultos ao Deus de Israel. É por isso que coisas ruins tem acontecido sobre Judá e Jerusalém. É hora de voltarmos ao Senhor, Nosso Deus".
Assim, ele lutou para eliminar a idolatria dentre o povo. Ao purificar e reabrir o Templo em Jerusalém, tratou de fazer com que a verdadeira adoração ao Senhor fosse restabelecida. Durante seu reinado a celebração da Páscoa foi a maior desde o tempo de Salomão quando o reino ainda estava unificado. Inclusive, muitos israelitas, que eram do Reino do Norte, se envolveram na celebração da Páscoa em Jerusalém.
Aprendemos hoje que, pessoas comprometidas com Deus fazem uma renovação na busca de cultuar verdadeiramente a Deus. Não basta apenas ir na igreja: Precisamos obedecer e adorar a Deus de todo o nosso coração.
Gostou? Clique no botão para ver outras histórias! História do Dia