História do Dia

  • 21 de Junho

JEOAQUIM QUEIMA AS PALAVRAS DE DEUS

II Reis 23

 

    Josias foi morto em batalha e enterrado com muitas honras.

    Joacaz tinha vinte e três anos de idade quando se tornou rei de Judá. Ele governou três meses em Jerusalém. Seguindo o exemplo dos seus antepassados, Joacaz fez coisas erradas, que não agradam a Deus, o SENHOR. O seu reinado acabou quando o rei Neco, do Egito, mandou prendê-lo em Ribla, na terra de Hamate, e obrigou o povo de Judá a entregar três mil e quatrocentos quilos de prata e trinta e quatro quilos de ouro. Faraó Neco pôs Eliaquim, filho de Josias, como rei de Judá, no lugar de Josias, o seu pai, e mudou o nome dele para Jeoaquim. Joacaz foi levado pelo rei Neco para o Egito. O faraó transformou Jeoaquim, o irmão de Joacaz, em rei de Judá.

    Jeremias disse: "Não chores pela morte de Josias. Em vez disso, chorem por quem saiu, o rei Joacaz. Ele nunca voltará ou verá novamente a terra deles. Ele morrerá na prisão".

    O rei Jeoaquim cobrou do povo um imposto de acordo com as posses deles, a fim de juntar a prata e o ouro necessários para pagar o que o rei do Egito havia exigido. Ele tinha vinte e cinco anos de idade quando se tornou rei de Judá. Ele governou onze anos em Jerusalém. Seguindo o exemplo dos seus antepassados, Jeoaquim fez coisas erradas, que não agradam a Deus, o SENHOR. Este fez com que, novamente, as pessoas se voltassem e adorassem os ídolos.

    Jeremias o avisou e Jeoaquim ficou com raiva. Ele tentou matar o profeta, mas Jeremias foi escondido por seus amigos. Mais tarde, amigo de Jeremias, Barak leu sua profecia para o povo.

    Os soldados trouxeram ao rei Jeoaquim o pergaminho de Jeremias. Quando eles leram para ele, o rei queimou o pergaminho. Seus próprios príncipes imploraram que ele não o fizesse.Eles sabiam que Jeremias falou a palavra de Deus a Judá. Mas Jeoaquim os ignorou.

    Babilônia logo derrotou o Egito. Nabucodonosor da Babilônia atacou Jerusalém, e Jeoaquim se rendeu. Mas em pouco tempo, eles o mataram, e seu corpo foi jogado para fora de Jerusalém.

Moral da História de hoje:

Aprendemos hoje que, pessoas que se esquecem de Deus, geralmente fazem coisas erradas e as consequências são ruins. Coisas ruins acontecem não porque seja castigo de Deus, mas apenas consequências de atos errados.

Gostou? Clique no botão para ver outras histórias! História do Dia