História do Dia

  • 24 de Junho

A QUEDA DE JERUSALÉM

Jeremias 39

 

    Zedequias se revoltou contra o rei Nabucodonosor, que o havia obrigado a jurar pelo nome de Deus que seria seu aliado. Foi teimoso e não quis se arrepender e voltar para o SENHOR, o Deus de Israel. Além disso, as autoridades de Judá, os sacerdotes e o povo estavam pecando cada vez mais, seguindo o exemplo dos povos pagãos e adorando ídolos. Com isso profanaram o Templo, que o SENHOR havia escolhido como o lugar santo onde ele devia ser adorado.

    O SENHOR, o Deus dos seus antepassados, continuou a avisá-los por meio dos seus profetas porque tinha pena do seu povo e do Templo, a sua casa. Mas eles riram desses mensageiros de Deus, rejeitaram as suas mensagens e zombaram deles.

    Finalmente, Deus ficou tão irado com o seu povo, que não houve mais remédio. Então Deus permitiu com que o rei da Babilônia marchasse com o seu exército contra eles. Muitos morreram à espada, até mesmo no Templo. O rei da Babilônia pegou todos os objetos do Templo, os grandes e os pequenos, todos os tesouros do Templo, do rei e das altas autoridades e levou tudo para a Babilônia.

    Os soldados queimaram o Templo, derrubaram as muralhas de Jerusalém, queimaram todos os palácios e destruíram todos os objetos de valor.

    Os moradores de Jerusalém que não foram mortos foram levados como prisioneiros para a Babilônia, onde se tornaram escravos do rei e dos seus descendentes, até que o Reino da Pérsia começou a dominar.

    Assim se cumpriu o que SENHOR Deus tinha dito pelo profeta Jeremias: “O país ficará em ruínas setenta anos, e durante todo esse tempo a terra vai guardar os seus sábados e descansar.”

Moral da História de hoje:

Aprendemos hoje que, Deus sempre manda seus mensageiros ou profetas para avisar o Seu povo do perigo do pecado. Mas quando as pessoas continuam sempre desobedecendo a Deus, apesar dos avisos, Deus tem que deixar as consequências acontecerem, até para o povo acordar e reconhecer que Deus é bom.

Gostou? Clique no botão para ver outras histórias! História do Dia