História do Dia

  • 16 de Julho

UM IMPÉRIO SEM RAINHA

Ester 1 e 2

 

    O rei Dario da Pérsia morreu. Seu filho Assuero tomou seu lugar como rei. Assuero deu um grande banquete no palácio de Susã.

    Durante seis meses Xerxes exibiu a todos as riquezas do seu reino e o luxo e o esplendor da sua corte.

    Depois dos seis meses, o rei ofereceu nos jardins do palácio um banquete para todos os moradores de Susã, tanto os ricos como os pobres. A festa durou uma semana. O rei havia ordenado aos empregados do palácio que servissem a todos os hóspedes quanto vinho eles quisessem.

    A rainha Vasti também ofereceu no palácio real um banquete para todas as mulheres dos convidados.

    No sétimo dia de banquetes, o rei já havia bebido bastante vinho e estava muito alegre. O rei ordenou que eles fossem buscar a rainha Vasti e que ela viesse com a coroa de rainha na cabeça. Ela era muito bonita, e o rei queria que os nobres e os outros convidados admirassem a sua beleza. Mas a rainha não atendeu a ordem do rei, e por isso ele ficou furioso.

    Antes de tomar qualquer decisão, o rei consultava os entendidos em questões de lei e de costumes. Portanto, mandou chamar os conselheiros em quem ele tinha mais confiança

    Ele perguntou: "Eu, o rei Xerxes, mandei por meio dos meus servidores uma ordem à rainha Vasti, mas ela não obedeceu. De acordo com a lei, o que deve ser feito?"

    Aí Memucã disse ao rei e aos seus ministros: "O que a rainha fez é uma ofensa não somente contra o senhor e os seus ministros, mas também contra os homens de todas as províncias do reino. Pois, quando em todo o reino as mulheres souberem do que a rainha fez, elas irão desprezar os seus maridos. Portanto, se for da sua vontade, ó rei, assine um decreto proibindo a rainha Vasti de aparecer na presença do senhor. E mande escrever isso nos livros das leis da Pérsia e da Média, para que nunca possa ser anulado. Depois arranje uma mulher que seja melhor do que Vasti, para ser rainha no lugar dela. Quando a ordem do rei for anunciada por todo este enorme reino, então todas as mulheres tratarão com respeito os seus maridos, sejam ricos ou pobres".

    O rei e os seus ministros gostaram da ideia, e ele fez o que Memucã tinha sugerido. Ele enviou cartas a todas as províncias do reino, cada carta na língua e na escrita de cada província e de cada povo, mandando que todo marido fosse chefe da sua casa e que tivesse sempre a última palavra.

    Mais tarde a raiva do rei já havia passado, mas mesmo assim ele continuava a pensar no que Vasti havia feito e no decreto que ele havia assinado contra ela.

    Aí alguns dos seus servidores mais íntimos lhe disseram: "Ó rei, mande buscar as mais lindas virgens do reino. Escolha funcionários em todas as províncias e ordene que tragam as moças mais bonitas para o seu harém aqui em Susã, a capital. Hegai, o eunuco responsável pelo harém real, tomará conta delas e fará com que recebam um tratamento de beleza. E então, ó rei, que a moça que mais lhe agradar seja a rainha no lugar de Vasti".

    O rei gostou da ideia e fez o que lhe sugeriram.

Moral da História de hoje:

Aprendemos hoje que, muitas vezes Deus tem planos que não entendemos. Ele sempre transforma coisas que parecem ser ruins em coisas boas. Precisamos confiar e esperar.

Gostou? Clique no botão para ver outras histórias! História do Dia