História do Dia

  • 21 de Julho

O PLANO DE HAMÃ CONTRA MARDOQUEU

Ester 5 e 6

 

    Hamã saiu do banquete alegre e feliz da vida. Porém, quando chegou perto da entrada do palácio, ele encontrou Mardoqueu ali e ficou furioso porque Mardoqueu não se curvou diante dele, nem fez qualquer outro sinal de respeito. Mas ele se controlou e voltou para casa. Então mandou chamar os amigos e pediu que Zeres, a sua mulher, também viesse. Hamã começou a falar da sua riqueza, do número de filhos que tinha, das promoções que havia recebido do rei e de como agora ocupava a mais alta posição do reino, acima de todos os outros ministros e funcionários.

    E continuou: "Além de tudo isso, eu fui a única pessoa que a rainha Ester convidou para acompanhar o rei ao banquete que ela preparou para ele. E ela também me pediu que eu fosse com ele a outro banquete amanhã! Mas tudo isso não me vale nada enquanto eu continuar vendo Mardoqueu, aquele judeu, sentado na entrada do palácio".

    Aí a mulher dele e todos os amigos deram a seguinte sugestão: "Mande fazer uma forca de uns vinte metros de altura e amanhã de manhã peça ao rei que mande enforcar Mardoqueu. Então você poderá ir feliz com o rei ao banquete".

    Hamã gostou da ideia e mandou construir a forca.

    Naquela mesma noite, o rei não conseguiu pegar no sono; então mandou buscar o livro em que se escrevia o que acontecia no reino e ordenou que os seus funcionários lessem para ele. A parte que leram contava como Mardoqueu tinha descoberto o plano para matar o rei, plano este preparado por Bigtã e Teres, os dois eunucos que eram guardas do palácio.

    Aí o rei perguntou: "Que homenagens foram prestadas e que prêmios foram dados a Mardoqueu por ter feito isso?

    "Nada se fez a esse respeito!", responderam os funcionários.

    Justamente nesse instante, Hamã entrou no pátio que ficava ao lado dos quartos do rei para lhe pedir que mandasse enforcar Mardoqueu na forca que ele, Hamã, havia mandado construir.

    O rei perguntou: "Quem está no pátio?"

    "É Hamã!", responderam os servidores.

    "Mandem que entre!", ordenou o rei.

    Hamã entrou, e o rei lhe disse: "Eu quero ter o prazer de prestar homenagens a um certo homem. Diga-me o que devo fazer por ele".

    Hamã pensou assim: "Quem será esse homem a quem o rei tanto quer honrar? É claro que sou eu!"

    E Hamã disse ao rei: "Mande trazer as roupas que o senhor usa e também o cavalo que o senhor monta e mande colocar uma coroa real na cabeça deste homem. Então entregue as roupas e o cavalo a um dos mais altos funcionários do reino e ordene que ele vista as roupas no homem que o senhor deseja honrar. Depois, que ele leve o homem, montado a cavalo, pela praça principal da cidade e que diga em voz alta o seguinte: "É isto o que o rei faz pelo homem a quem ele quer honrar!"

    Então o rei disse a Hamã: "Vá depressa, e pegue as roupas e o cavalo, e faça com o judeu Mardoqueu tudo o que você acaba de dizer. Ele costuma ficar sentado na entrada do palácio. Não deixe de fazer nenhuma das coisas que você disse".

    Hamã foi, pegou as roupas e o cavalo e vestiu as roupas em Mardoqueu. Depois levou Mardoqueu, montado a cavalo, pela praça principal da cidade e disse em voz alta: "É isto o que o rei faz pelo homem a quem ele quer honrar!"

Moral da História de hoje:

Aprendemos hoje que, às vezes pessoas planejam contra nós e nem sabemos. Mas Deus sabe de todas as coisas. Tem situações que Ele nos livra antes mesmo dos inimigos executarem seus planos contra os filhos de Deus. DEUS É BOM DEMAIS.

Gostou? Clique no botão para ver outras histórias! História do Dia