História do Dia

  • 23 de Julho

OS JUDEUS CELEBRAM O PURIM

Ester 7 a 10

 

    O rei saiu furioso do salão de banquetes e foi para o jardim. Hamã percebeu que o rei havia resolvido castigá-lo e por isso ficou no salão para pedir à rainha que salvasse a sua vida.

    Ele se jogou no sofá onde Ester estava, para pedir misericórdia, e nesse instante o rei voltou do jardim. Quando viu Hamã, o rei disse: "Será que ele pretende desonrar a rainha aqui no meu palácio e na minha frente?"

    Assim que o rei acabou de falar, os seus servidores particulares cobriram a cabeça de Hamã. Um deles, chamado Harbona, disse: "Perto da casa de Hamã há uma forca de uns vinte metros de altura que ele mandou construir para enforcar Mardoqueu, o homem que salvou a vida do senhor".

    "Enforquem Hamã nela!" — ordenou o rei.

    Então enforcaram Hamã na forca que ele tinha construído para enforcar Mardoqueu. E assim a raiva do rei se acalmou.

    Naquele dia, Assuero deu a Ester toda a propriedade de Hamã. Ela disse ao

    rei que Mardoqueu era seu primo. Então o rei deu seu anel a Mardoqueu. Este anel estava no dedo de Hamã.

    "Oh rei", disse Esther, "cancele a ordem de matar meu povo".

    E o rei Xerxes disse à rainha Ester e ao judeu Mordecai: "Eu mandei enforcar Hamã por causa do plano que ele havia feito para matar os judeus e dei todos os seus bens a Ester. Mas uma ordem dada em nome do rei e carimbada com o anel real não pode ser anulada. Porém escrevam o que quiserem aos judeus, assinem em meu nome e selem as cartas com o meu anel.

    Então Mardoqueu escreveu a ordem. Este saiu em 127 estados do império, da Índia à Etiópia.

    Nas cartas, o rei dava autorização aos judeus de todas as cidades do reino para se organizarem e se defenderem contra qualquer ataque.

    Mardoqueu saiu do palácio usando uma roupa real azul e branca, com uma grande coroa de ouro na cabeça, e uma capa vermelha de linho fino. Todos os moradores da cidade de Susã ficaram muito contentes e soltaram gritos de alegria. E para os judeus brilhou a luz da felicidade, da alegria e da vitória. Em todas as cidades do reino onde foi lida a ordem do rei, os judeus ficaram felizes, e se alegraram.

    A rainha Ester ordenou uma festa especial chamada Purim. O povo hebreu celebrou sua libertação da morte.

    Até hoje, em Purim, eles contam a história de Ester e Mardoqueu.

Moral da História de hoje:

Aprendemos hoje que, muitas vezes parece impossível sair de uma situação difícil, mas quando oramos e cremos no poder de Deus, Ele faz o milagre e nos socorre de qualquer situação.

Gostou? Clique no botão para ver outras histórias! História do Dia