Neemias 1 e 2
Nos dias de Esdras, vivia um homem chamado Neemias. Ele o copeiro do rei persa, Artaxerxes.
Mas Neemias amava Jerusalém mais do que o palácio do rei.
Uma vez, um de seus irmãos juntamente com um grupo de Judeus, chegaram da Judéia, e ele perguntou: "Como você está Jerusalém? E como estão nossos irmãos que moram lá?".
"As pessoas estão muito pobres", disseram a Neemias. "Ninguém os respeita. O muro de Jerusalém está derrubado e seus portões queimados".
Neemias ao ouvir essas palavras, sentou e chorou muito. Depois orou dizendo: " Ó SENHOR, Deus do céu, tu és grande, e nós te tememos! Tu és fiel e guardas a tua aliança com aqueles que te amam e obedecem aos teus mandamentos. Olha para mim, ó Deus, e ouve as orações que faço dia e noite em favor dos teus servos, o povo de Israel. Eu confesso que nós, o povo de Israel, temos pecado. Os meus antepassados e eu temos pecado. Com os nossos atos, temos pecado contra ti e não temos obedecido aos teus mandamentos. Não temos obedecido às leis que nos deste por meio de Moisés, teu servo. Lembra agora do que disseste a ele: "Se vocês, o povo de Israel, forem infiéis a mim, eu os espalharei entre as outras nações. Mas, se depois disso, vocês voltarem para mim e obedecerem aos meus mandamentos, eu os trarei de volta para o lugar que escolhi para ali ser adorado, mesmo que vocês estejam espalhados pelos fins da terra." Senhor, estes são teus servos, o teu povo. Tu os livraste do cativeiro com o teu grande poder e com a tua força. Ouve agora a minha oração e as orações de todos os outros teus servos que têm prazer em te adorar. Faze com que eu tenha sucesso hoje e que o rei seja bondoso comigo".
Um dia, quando o rei estava jantando, Neemias pegou vinho e o serviu. O rei nunca o tinha visto triste e por isso perguntou: "Por que você está triste? Você não está doente; portanto, deve estar se sentindo infeliz".
Neemias ficou com muito medo e respondeu: "Que o rei viva para sempre! Como posso deixar de parecer triste, quando a cidade onde os meus antepassados estão sepultados está em ruínas, e os seus portões estão queimados?"
O rei perguntou: "O que é que você quer?"
Neemias orou ao Deus do céu e depois disse ao rei: "Se o senhor está contente comigo e quiser atender um pedido meu, deixe que eu vá para a terra de Judá a fim de reconstruir a cidade onde os meus antepassados estão sepultados".
Aí o rei, tendo a rainha sentada ao seu lado, concordou com o pedido. Ele perguntou quanto tempo Neemias ficaria fora e quando voltaria. E ele disse. "Então peço ao rei um favor: que me dê cartas para os governadores da província do Eufrates-Oeste, com instruções para que me deixassem passar até chegar à região de Judá. Também peço uma carta para Asafe, o guarda florestal do rei, mandando que me dê madeira para fazer os portões da fortaleza que protege o Templo e para fazer as muralhas da cidade e a casa onde eu irei morar".
O rei deu tudo o que Neemias pediu, porque Deus estava com ele.
O rei mandou que fossem com Neemias alguns oficiais do exército e uma tropa da cavalaria. Então ele viajou para a província do Eufrates-Oeste e ali entregou aos governadores as cartas do rei.
Aprendemos hoje que, quando oramos a Deus, pedindo algo, devemos crer de todo o coração que Deus vai nos atender. É sempre uma alegria ver Deus nos respondendo e dando soluções para nossas questões.
Gostou? Clique no botão para ver outras histórias! História do Dia