História do Dia

  • 27 de Julho

COMEÇA A CONSTRUÇÃO

Neemias 4 a 6

 

    Quando Sambalate soube que os judeus estavam reconstruindo as muralhas, ficou furioso e começou a caçoar de nós. Diante dos seus companheiros e do exército dos samaritanos, ele disse: "O que é que esses judeus miseráveis estão fazendo? Será que eles pretendem reconstruir a cidade? Será que eles pensam que, oferecendo sacrifícios, poderão acabar o trabalho em um dia? Será que dos montões de entulho e das pedras que foram queimadas eles podem tirar pedras para a construção?"

    Tobias, que era do país de Amom, estava com ele e disse: "Que tipo de muralha eles poderão construir? Até mesmo uma raposa poderia derrubá-la!"

    Neemias ouviu esta zombaria e orou: "Ó nosso Deus, escuta como eles caçoam de nós! Faze que a zombaria caia sobre a cabeça deles mesmos. Que tudo o que eles têm seja roubado, e que eles sejam levados prisioneiros para uma terra estrangeira! Não perdoes o mal que eles fazem e não esqueças os seus pecados, pois insultaram a nós, que estamos construindo."

    Então os judeus continuaram a reconstruir as muralhas, e logo elas já estavam na metade da sua altura total porque o povo estava animado para trabalhar.

    Sambalate, Tobias, Gesém e o resto dos nossos inimigos souberam que Neemias e os judeus haviam terminado de reconstruir a muralha e que não havia mais brechas nela, embora ainda não tivéssem colocado os portões nos seus lugares.

    Então Sambalate e Gesém mandaram um recado para Neemias. Eles queriam que ele fosse se encontrar com eles num dos povoados do vale de Ono. Mas a intenção deles era fazer algum mal a Neemias.

    Aí Neemias mandou mensageiros a eles com o seguinte recado: "Eu estou fazendo um trabalho importante e não posso descer até aí. Eu não vou deixar este trabalho só para ir falar com vocês."

    Eles mandaram o mesmo recado quatro vezes, e Neemias mandou sempre a mesma resposta. Então Sambalate mandou o quinto recado, e este veio por escrito. Era uma carta e foi trazida por um dos empregados de Sambalate. A carta, que estava aberta, dizia: "Gesém me disse que entre os povos vizinhos está correndo um boato. Dizem que você e os judeus pretendem fazer uma revolução e que é por isso que estão reconstruindo a muralha. Ele disse também que o seu plano é se tornar o rei deles e que você já arranjou alguns profetas para dizerem em Jerusalém que você é o rei de Judá. O rei Artaxerxes certamente vai saber disso, e por isso proponho que nós dois nos encontremos para conversar a respeito dessa situação."

    Neemias mandou a seguinte resposta: "Nada do que você está dizendo é verdade. Foi você quem inventou tudo isso."

    O que eles queriam era meter medo nos judeus para não continuarem o trabalho. As muralhas foram depois de cinquenta e dois dias de trabalho. Então os inimigos das nações vizinhas souberam disso e ficaram desmoralizados porque todos ficaram sabendo que o trabalho havia sido feito com a ajuda do Senhor Deus de Israel.

Moral da História de hoje:

Aprendemos hoje que, devemos sempre confiar que Deus está nos ajudando a vencer nossas batalhas. Por mais que pessoas se levantem contra nós, que inventem mentiras e tentem nos prejudicar, devemos levar tudo a Deus em oração e confiar nEle.

Gostou? Clique no botão para ver outras histórias! História do Dia