História do Dia

  • 16 de Agosto

JESUS E A MULHER SAMARITANA - I

João 4.1-18

 

    Os fariseus ouviram dizer que Jesus estava ganhando mais discípulos e batizava mais pessoas do que João. (De fato, não era Jesus quem batizava, e sim os seus discípulos.)

    Quando Jesus ficou sabendo disso, saiu da Judeia e voltou para a Galileia. No caminho, ele tinha de passar pela região da Samaria.

    Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou menos meio-dia quando Jesus, cansado da viagem, sentou-se perto do poço.

    Uma mulher samaritana veio tirar água, e Jesus lhe disse: “Por favor, me dê um pouco de água”. (Os discípulos de Jesus tinham ido até a cidade comprar comida.)

    A mulher respondeu: “O senhor é judeu, e eu sou samaritana. Então como é que o senhor me pede água? (Ela disse isso porque os judeus não se dão com os samaritanos.)

    Então Jesus disse: “Se você soubesse o que Deus pode dar e quem é que está lhe pedindo água, você pediria, e ele lhe daria a água da vida”.

    Ela respondeu: “O senhor não tem balde para tirar água, e o poço é fundo. Como é que vai conseguir essa água da vida? Nosso antepassado Jacó nos deu este poço. Ele, os seus filhos e os seus animais beberam água daqui. Será que o senhor é mais importante do que Jacó?”

    Então Jesus disse: “Quem beber desta água terá sede de novo, mas a pessoa que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Porque a água que eu lhe der se tornará nela uma fonte de água que dará vida eterna”.

    Então a mulher pediu: “Por favor, me dê dessa água! Assim eu nunca mais terei sede e não precisarei mais vir aqui buscar água”.

    “Vá chamar o seu marido e volte aqui!”, ordenou Jesus.

    “Eu não tenho marido!”, respondeu a mulher.

    Então Jesus disse: “Você está certa ao dizer que não tem marido, pois já teve cinco, e este que você tem agora não é, de fato, seu marido. Sim, você falou a verdade”.

Moral da História de hoje:

Aprendemos hoje que, Jesus verdadeiramente ama todas as pessoas. Ele vai até um lugar deserto, no meio do nada, na pior hora do dia, só para "encontrar uma ovelha perdida". Esta é uma grande lição para nós. Devemos amar todos sem julgar, praticando atitudes de amor e anunciando que DEUS É AMOR.

Gostou? Clique no botão para ver outras histórias! História do Dia