História do Dia

  • 17 de Agosto

JESUS E A MULHER SAMARITANA - II

João 4.19–42

 

    A mulher respondeu: "Agora eu sei que o senhor é um profeta! Os nossos antepassados adoravam a Deus neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde devemos adorá-lo".

    Jesus disse: "Mulher, creia no que eu digo: chegará o tempo em que ninguém vai adorar a Deus nem neste monte nem em Jerusalém. Vocês, samaritanos, não sabem o que adoram, mas nós sabemos o que adoramos porque a salvação vem dos judeus. Mas virá o tempo, e, de fato, já chegou, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e em verdade. Pois são esses que o Pai quer que o adorem. Deus é Espírito, e por isso os que o adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade".

    A mulher respondeu: "Eu sei que o Messias, chamado Cristo, tem de vir. E, quando ele vier, vai explicar tudo para nós".

    Então Jesus afirmou: "Pois eu, que estou falando com você, sou o Messias".

    Em seguida, a mulher deixou ali o seu pote, voltou até a cidade e disse a todas as pessoas: "Venham ver o homem que disse tudo o que eu tenho feito. Será que ele é o Messias?"

    Muitas pessoas saíram da cidade e foram para o lugar onde Jesus estava.

    Enquanto isso, os discípulos pediam a Jesus: "Mestre, coma alguma coisa!"

    Jesus respondeu: "Eu tenho para comer uma comida que vocês não conhecem".

    Então os discípulos começaram a perguntar uns aos outros: "Será que alguém já trouxe comida para ele?"

    "A minha comida", disse Jesus, "é fazer a vontade daquele que me enviou e terminar o trabalho que ele me deu para fazer. Vocês costumam dizer: "Daqui a quatro meses teremos a colheita." Mas olhem e vejam bem os campos: o que foi plantado já está maduro e pronto para a colheita. Quem colhe recebe o seu salário, e o resultado do seu trabalho é a vida eterna para as pessoas. E assim tanto o que semeia como o que colhe se alegrarão juntos. Porque é verdade o que dizem: "Um semeia, e outro colhe." Eu mandei vocês colherem onde não trabalharam; outros trabalharam ali, e vocês aproveitaram o trabalho deles".

    Muitos samaritanos daquela cidade creram em Jesus porque a mulher tinha dito: "Ele me disse tudo o que eu tenho feito." Quando os samaritanos chegaram ao lugar onde Jesus estava, pediram a ele que ficasse com eles, e Jesus ficou ali dois dias.

    E muitos outros creram por causa da mensagem dele. Eles diziam à mulher: "Agora não é mais por causa do que você disse que nós cremos, mas porque nós mesmos o ouvimos falar. E sabemos que ele é, de fato, o Salvador do mundo".

Moral da História de hoje:

Aprendemos hoje que, quando as pessoas ouvem e conhecem a Jesus, elas ficam felizes e reconhecem que verdadeiramente Ele é o Filho de Deus e é o Salvador do mundo.

Gostou? Clique no botão para ver outras histórias! História do Dia