História do Dia

  • 16 de Outubro

JESUS LAVA OS PÉS DOS DISCÍPULOS

João 13.1-16

 

    Faltava somente um dia para a Festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a hora de deixar este mundo e ir para o Pai. Ele sempre havia amado os seus que estavam neste mundo e os amou até o fim.

    Jesus e os seus discípulos estavam jantando. O Diabo já havia posto na cabeça de Judas, filho de Simão Iscariotes, a ideia de trair Jesus. Jesus sabia que o Pai lhe tinha dado todo o poder. E sabia também que tinha vindo de Deus e ia para Deus. Então se levantou, tirou a sua capa, pegou uma toalha e amarrou na cintura. Em seguida pôs água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha.

    Quando chegou perto de Simão Pedro, este lhe perguntou: “Vai lavar os meus pés, Senhor?”

    Jesus respondeu: “Agora você não entende o que estou fazendo, porém mais tarde vai entender!”

    “O senhor nunca lavará os meus pés!”, disse Pedro.

    “Se eu não lavar, você não será mais meu discípulo!”, respondeu Jesus.

    “Então, Senhor, não lave somente os meus pés; lave também as minhas mãos e a minha cabeça!”, pediu Simão Pedro.

    Aí Jesus disse: “Quem já tomou banho está completamente limpo e precisa lavar somente os pés. Vocês todos estão limpos, isto é, todos menos um”.

    Jesus sabia quem era o traidor. Foi por isso que disse: “Todos menos um.”

    Depois de lavar os pés dos seus discípulos, Jesus vestiu de novo a capa, sentou-se outra vez à mesa e perguntou: “Vocês entenderam o que eu fiz? Vocês me chamam de “Mestre” e de “Senhor” e têm razão, pois eu sou mesmo. Se eu, o Senhor e o Mestre, lavei os pés de vocês, então vocês devem lavar os pés uns dos outros. Pois eu dei o exemplo para que vocês façam o que eu fiz. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o empregado não é mais importante do que o patrão, e o mensageiro não é mais importante do que aquele que o enviou. Já que vocês conhecem esta verdade, serão felizes se a praticarem”.

Moral da História de hoje:

Aprendemos hoje que, Jesus ensinou aos discípulos e a nós sobre humildade. Não é porque alguém é líder, chefe ou algo assim que deve tratar os demais como se fosse o melhor. O líder deve ter a virtude da humildade e assim, pelo exemplo, conquistar o respeito de todos.

Gostou? Clique no botão para ver outras histórias! História do Dia