História do Dia

  • 21 de Outubro

ELE DEVE MORRER!

Mateus 26.57-68; Marcos 14.53-65; Lucas 22.54-55,63-71; João 18.12-14,19-24

 

    O Grande Sacerdote fez algumas perguntas a Jesus a respeito dos seus seguidores e dos seus ensinamentos.

    E Jesus respondeu: “Eu sempre falei a todos publicamente. Ensinava nas sinagogas e no pátio do Templo, onde o povo se reúne, e nunca disse nada em segredo. Então, por que o senhor está me fazendo essas perguntas? Pergunte aos que me ouviram, pois eles sabem muito bem o que eu disse a eles.”

    Quando Jesus disse isso, um dos guardas do Templo que estavam ali deu-lhe uma bofetada e disse: “Isso é maneira de falar com o Grande Sacerdote?”

    “Se eu disse alguma mentira, prove que menti!”, respondeu Jesus. “Mas, se eu falei a verdade, por que é que você está me batendo?”

    Depois Anás mandou Jesus, ainda amarrado, para Caifás, o Grande Sacerdote.

    Os chefes dos sacerdotes e todo o Conselho Superior estavam procurando alguma acusação falsa contra Jesus a fim de o condenar à morte. Mas não puderam encontrar nada contra ele, embora muitos se levantassem para dizer mentiras a respeito dele.

    Afinal dois homens se apresentaram e disseram: “Este homem afirmou: “Eu posso destruir o Templo de Deus e construí-lo de novo em três dias.”

    Aí o Grande Sacerdote se levantou e perguntou a Jesus: “Você não vai se defender desta acusação?”

    Mas Jesus ficou calado. Então o Grande Sacerdote tornou a perguntar: “Em nome do Deus vivo, eu exijo que você diga para nós: você é o Messias, o Filho de Deus?”

    Jesus respondeu: “Quem está dizendo isso é o senhor. Mas eu afirmo a vocês que de agora em diante vocês verão o Filho do Homem sentado do lado direito do Deus Todo-Poderoso e descendo nas nuvens do céu!”

    Aí o Grande Sacerdote rasgou as suas próprias roupas e disse: “Ele blasfemou! Não precisamos mais de testemunhas! Vocês ouviram agora mesmo esta blasfêmia contra Deus! Então, o que resolvem?”

    Eles responderam: “Ele é culpado e deve morrer!”

    Em seguida cuspiram no rosto de Jesus e deram bofetadas nele. E os que batiam nele diziam: “Ei, Messias, adivinhe para nós quem foi que bateu em você!”

Moral da História de hoje:

Aprendemos hoje que, os religiosos da época tinham medo de Jesus influenciar mais pessoas do que eles, por isso, por inveja e medo de perderem a popularidade, resolveram matar Jesus. Armaram um falso julgamento e com mentiras acusaram Jesus de blasfemar contra Deus. Estes religiosos conheceram Jesus mas não acreditaram nEle.

Gostou? Clique no botão para ver outras histórias! História do Dia