História do Dia

  • 14 de Novembro

A MORTE DE ESTÊVÃO

Atos 7. 2-60

 

    O Grande Sacerdote perguntou a Estêvão: “O que essas pessoas estão dizendo é verdade?”

    Estêvão respondeu: “Irmãos e pais, escutem! O glorioso Deus apareceu ao nosso antepassado Abraão quando este morava na região da Mesopotâmia, antes de ir morar na cidade de Harã. E Deus lhe disse: “Saia da sua terra e do meio dos seus parentes e vá para uma terra que eu lhe mostrarei.” Então ele saiu da Caldeia e foi morar em Harã. Depois que o pai dele morreu, Deus trouxe Abraão para esta terra onde vocês agora estão morando. Ele não deu a Abraão nem mesmo um palmo desta terra, mas prometeu que ia lhe dar toda esta terra e que depois ela seria dos seus descendentes. Quando Deus fez essa promessa, Abraão ainda não tinha filhos. Ele disse a Abraão: “Os seus descendentes vão viver como estrangeiros em outra terra. Ali eles serão escravos e serão maltratados durante quatrocentos anos. ”

    E Deus disse ainda: “Eu castigarei a nação que os escravizar. Depois disso eles voltarão daquela terra e me adorarão neste lugar.”

    Estêvão continuou contando a história do povo hebreu, passando por Jacó, José, Moisés e descreveu as mensagens que Deus enviou ao Seu povo através dos profetas até chegar em Jesus, que foi morto por conspiração daqueles líderes que ali estavam lhe interrogando.

    E Estêvão terminou, dizendo: “Como vocês são teimosos! Como são duros de coração e surdos para ouvir a mensagem de Deus! Vocês sempre têm rejeitado o Espírito Santo, como os seus antepassados rejeitaram. Qual foi o profeta que os antepassados de vocês não perseguiram? Eles mataram os mensageiros de Deus que no passado anunciaram a vinda do Bom Servo. E agora vocês o traíram e o mataram. Vocês receberam a lei por meio de anjos e não têm obedecido a essa lei.”

    Quando os membros do Conselho Superior acabaram de ouvir o que Estêvão tinha dito, ficaram furiosos e rangeram os dentes contra ele. Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para o céu e viu a glória de Deus. E viu também Jesus em pé, ao lado direito de Deus.

    Então disse: “Olhem! Eu estou vendo o céu aberto e o Filho do Homem em pé, ao lado direito de Deus.”

    Mas eles taparam os ouvidos e, gritando bem alto, avançaram todos juntos contra Estêvão. Depois o jogaram para fora da cidade e o apedrejaram. E as testemunhas deixaram um moço chamado Saulo tomando conta das suas capas.

    Enquanto eles atiravam as pedras, Estêvão chamava Jesus, dizendo: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito!”

    Depois, ajoelhou-se e gritou com voz bem forte: “Senhor, não condenes esta gente por causa deste pecado!”

    E, depois que disse isso, ele morreu.

Moral da História de hoje:

Aprendemos hoje que, quando as pessoas valorizam mais a sua religião do que a Palavra de Deus, elas cometem os piores pecados. Foi o que fizeram com Estêvão. Não aceitaram a pregação dele e para impedi-lo de pregar para mais pessoas, terminaram por o apedrejar até a morte. É triste vermos este tipo de intolerância com a fé dos outros acontecendo até nos nossos dias.

Gostou? Clique no botão para ver outras histórias! História do Dia