História do Dia

  • 04 de Dezembro

PAULO TRABALHA PARA SE SUSTENTAR

Atos 18: 5-23

 

    Depois disso, Paulo saiu de Atenas e foi para a cidade de Corinto. Encontrou ali um judeu chamado Áquila, que era da província do Ponto. Fazia pouco tempo que ele tinha chegado da Itália com Priscila, a sua esposa. Eles tinham saído de lá porque o imperador Cláudio havia mandado que todos os judeus fossem embora de Roma. Paulo foi visitá-los e acabou ficando ali para trabalhar com eles, porque a profissão de Paulo e a deles era a mesma, isto é, fazer barracas.

    E todos os sábados ele falava na sinagoga e procurava convencer os judeus e os não judeus.

    Depois que Silas e Timóteo chegaram da província da Macedônia, Paulo começou a dar todo o seu tempo para anunciar a mensagem. Ele afirmava aos judeus que Jesus é o Messias. Mas alguns deles ficaram contra Paulo e o xingaram. Então, em sinal de protesto, ele sacudiu o pó das suas roupas e disse: “Se vocês se perderem, os culpados serão vocês mesmos. A responsabilidade não será minha. De agora em diante vou anunciar a mensagem aos não judeus”.

    Então ele saiu de lá e foi morar na casa de um homem chamado Tício Justo, um não judeu que adorava a Deus. A casa dele ficava ao lado da sinagoga. Crispo, que era o chefe da sinagoga, também creu no Senhor Jesus, e todas as pessoas da sua casa também creram. Muitas pessoas da cidade de Corinto ouviram a mensagem, creram e foram batizadas.

    Certa noite Paulo teve uma visão, e nela o Senhor disse: “Não tenha medo, continue falando e não se cale, porque eu estou com você. Ninguém poderá lhe fazer nenhum mal, pois muitas pessoas desta cidade são minhas”.

    E Paulo ficou ali um ano e meio, ensinando a palavra de Deus àquela gente. Depois se despediu deles e embarcou num navio para a província da Síria, junto com Priscila e o seu marido Áquila. Eles chegaram à cidade de Éfeso, e Priscila e Áquila ficaram ali.

    Paulo entrou na sinagoga e falou com os judeus. Então lhe pediram que ficasse com eles mais tempo, porém ele não quis. E, quando foi embora, disse: “Eu voltarei, se Deus quiser”.

    Então Paulo embarcou e partiu de Éfeso. Quando desembarcou em Cesaréia, foi logo para Jerusalém. Ali ele fez uma curta visita à igreja e depois seguiu para Antioquia da Síria.

Moral da História de hoje:

Aprendemos hoje que, Paulo em sua primeira viagem missionária, foi sustentado pela Igreja. Mas chegou um momento, quando estava nesta segunda viagem que os recursos acabaram e Paulo foi trabalhar como montador de tendas ou barracas. Seja como for, Paulo estava sempre falando de Jesus para as pessoas. E na cidade de Corínto muitas pessoas creram em sua mensagem e foram batizadas.

Gostou? Clique no botão para ver outras histórias! História do Dia