Atos 19: 1-17
Enquanto Apolo estava na cidade de Corinto, Paulo viajou pelo interior da província da Ásia e chegou a Éfeso. Ali encontrou alguns cristãos e perguntou: “Quando vocês creram, vocês receberam o Espírito Santo?”
Eles responderam: “Nós nem mesmo sabíamos que existe o Espírito Santo”.
“Então que tipo de batismo vocês receberam?”, perguntou Paulo.
“O batismo de João Batista!”, responderam.
Então Paulo disse: “João batizava aqueles que se arrependiam dos seus pecados. E também dizia ao povo de Israel que eles deviam crer naquele que havia de vir depois dele, isto é, em Jesus”.
Depois de ouvirem isso, aqueles homens foram batizados em nome do Senhor Jesus. Aí Paulo pôs as mãos sobre eles, e o Espírito Santo veio sobre eles. Então começaram a falar em línguas estranhas e a anunciar também a mensagem de Deus. Esses homens eram mais ou menos doze.
Durante três meses Paulo foi à sinagoga e falou com coragem ao povo. Ele conversava com eles e tentava convencê-los a respeito do Reino de Deus. Mas alguns eram teimosos, não acreditavam e, em frente de todos, ainda falavam mal do Caminho do Senhor. Então Paulo abandonou a sinagoga, levando os cristãos consigo, e começou a falar diariamente na escola de um homem chamado Tirano. Ele fez isso durante dois anos, até que todos os moradores da província da Ásia, tanto os judeus como os não judeus, ouviram a mensagem do Senhor. Assim, de maneira poderosa, a mensagem do Senhor era anunciada e se espalhava cada vez mais.
Aprendemos hoje que, quando Paulo chegou na cidade de Éfeso, encontrou ali alguns cristãos. Outros seguidores de Jesus haviam chegado antes e pregaram o Evangelho, mas a mensagem de arrependimento de João Batista e não a mensagem de salvação em Jesus. Então Paulo explica novamente e as pessoas aceitam de bom grado e recebem o Espírito Santo. Isto serviu de testemunho e muita gente creu no Evangelho.
Gostou? Clique no botão para ver outras histórias! História do Dia