História do Dia

  • 15 de Dezembro

PAULO É SALVO DO GRANDE CONSELHO DOS JUDEUS

Atos 23: 1-11

 

    Então Paulo olhou firmemente para os membros do Conselho e disse: “Meus irmãos, tenho vivido até hoje com a consciência limpa diante de Deus”.

    Mas Ananias, o Grande Sacerdote, mandou que os homens que estavam perto de Paulo dessem um tapa na boca dele.

    Aí Paulo disse a Ananias: “Hipócrita, Deus o castigará por isso! Você está sentado aí para me julgar de acordo com a Lei, não é? Então como é que mandou bater em mim? Isso é contra a Lei!”

    Os homens que estavam perto de Paulo perguntaram: “Você está insultando o Grande Sacerdote, o servo de Deus?”

    Paulo respondeu: “Meus irmãos, eu não sabia que ele é o Grande Sacerdote. Pois as Escrituras Sagradas dizem: “Não fale mal de nenhuma das autoridades do seu povo.”

    Quando Paulo percebeu que alguns do Conselho eram do partido dos saduceus e outros do partido dos fariseus, disse bem alto: “Meus irmãos, eu sou fariseu e filho de fariseus. Estou aqui sendo julgado porque creio que os mortos vão ressuscitar”.

    Assim que ele disse isso, os fariseus e os saduceus começaram a discutir, e o Conselho se dividiu. É que os saduceus não creem que os mortos vão ressuscitar, nem que existem anjos ou espíritos; mas os fariseus creem nessas coisas. E assim a gritaria aumentou ainda mais.

    Então alguns mestres da Lei que pertenciam ao partido dos fariseus se levantaram e protestaram. Eles disseram: “Não vemos nenhum mal neste homem. Pode ser mesmo que um anjo ou um espírito tenha falado com ele”.

    A briga chegou a tal ponto, que o comandante ficou com medo de que Paulo fosse despedaçado por eles. Por isso mandou os guardas descerem para tirar Paulo do meio deles e o levar de volta para a fortaleza.

    Na noite seguinte o Senhor Jesus apareceu a Paulo e disse: “Tenha coragem, Paulo! Você falou a meu respeito aqui em Jerusalém e vai falar também em Roma”.

Moral da História de hoje:

Aprendemos hoje que, parece que quando a pessoa se sente mais importante que os demais, ela se torna arrogante e pensa que pode fazer o que quiser com as pessoas. Esta é uma atitude feia e não agrada a Deus. Devemos tratar todos de igual modo, sempre sendo respeitoso, mesmo com aqueles que pensam diferente de nós. Afinal, todos tem direito de pensar e crer no que quiser, mas nunca deve agredir ou ofender as outras pessoas por causa disso.

Gostou? Clique no botão para ver outras histórias! História do Dia