História do Dia

  • 23 de Dezembro

A PERIGOSA VIAGEM DE PAULO – Parte II

Atos 27: 13-26

 

    Começou a soprar do sul um vento fraco, e por isso eles pensaram que podiam fazer o que tinham planejado. Levantaram âncora e foram navegando o mais perto possível do litoral de Creta.

    Mas, de repente, um vento muito forte, chamado “Nordeste”, veio da ilha e arrastou o navio de tal maneira, que não puderam fazer com que ele seguisse na direção certa. Por isso desistiram e deixaram que o vento os levasse.

    Para escaparem do vento, passaram ao sul de uma pequena ilha chamada Cauda. Ali, com muita dificuldade, conseguiram recolher o bote do navio.

    Os marinheiros levantaram o bote para dentro do navio e amarraram o casco do navio com cordas grossas. Estavam com medo de que o navio fosse arrastado para os bancos de areia que ficam perto do litoral da Líbia. Então desceram as velas e deixaram que o navio fosse levado pelo vento. E a terrível tempestade continuou.

    No dia seguinte começaram a jogar a carga no mar. E, no outro dia, os marinheiros, com as próprias mãos, jogaram no mar uma parte do equipamento do navio.

    Durante muitos dias não puderam ver o sol nem as estrelas, e o vento continuava soprando forte. Finalmente perderam toda a esperança de se salvarem.

    Fazia muito tempo que eles não comiam nada. Então Paulo ficou de pé no meio deles e disse: “Homens, vocês deviam ter dado atenção ao que eu disse e ter ficado em Creta; e assim não teríamos tido toda esta perda e este prejuízo. Mas agora peço que tenham coragem. Ninguém vai morrer; vamos perder somente o navio. Digo isso porque, na noite passada, um anjo do Deus a quem pertenço e sirvo apareceu a mim e disse: “Paulo, não tenha medo! Você precisa ir até a presença do Imperador. E Deus, na sua bondade, já lhe deu a vida de todos os que estão viajando com você.” Por isso, homens, tenham coragem! Eu confio em Deus e estou certo de que ele vai fazer o que me disse. Porém vamos ser arrastados para alguma ilha”.

Moral da História de hoje:

Aprendemos hoje que, apesar das pessoas que estavam com Paulo não terem acreditado em suas palavras, aconteceu exatamente o que ele disse, porque foi Deus quem tinha lhe avisado dos perigos desta viagem. Mas como Deus é bom demais, Ele falou novamente com Paulo e deu uma palavra de esperança, pois ninguém iria morrer, apesar da tempestade ser muito violenta e ter apavorado todo mundo. Deus cuida daqueles que confiam nEle. E Paulo confiava. Devemos confiar também.

Gostou? Clique no botão para ver outras histórias! História do Dia